quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A Tentação

Mesmo tendo Cristo em sua vida, você será tentado a pecar. Mas, não desanime, isso é normal. Você pode aprender a vencer a tentação. Poderá até ser fortalecido através da tentação. A tentação em si não é pecado. Jesus também "foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado." (Hebreus 4:15b)
A tentação é um convite para transgredir a lei de Deus. Ela pode tornar o pecado atraente, mas não irresistível ou inevitável. Você pode recusá-lo com a ajuda do Senhor.
A tentação segue a seguinte fórmula publicitária:

* A - Chamar.. ATENÇÃO
* I - Criar...... INTERESSE
* D - Formar ... DESEJOS
* A - Pedir ... ACÃO

A tentação começa com um simples pensamento. Esse pensamento torna-se interessante e começa a apelar para os seus desejos naturais, intensificando-os até o ponto de motivá-lo a agir errado. Antes que isso aconteça, tome uma posição contra a tentação. Você vencerá!

10 dicas para vencer a tentação
1) - Reconheça a fonte de tentação. "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tiago 1:13-15) Deus não quer que você peque.
2) - Entenda por que Deus o deixa ser tentado. O Senhor quer fazê-lo forte e sabe que você precisa enfrentar oposição. "Meus irmão, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes." (Tiago 1:2-4) Deus quer fortalecer você!
3) - Saiba que Deus limita o nível da tentação que você enfrenta. Outras pessoas enfrentam as mesmas tentações que você enfrenta. Ele não permitirá que a tentação seja fortes demais. "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com atenção, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (1Coríntios 10:13) Deus o ajudará a vencer!
4) - Afaste-se dos lugares, práticas, leituras e pessoas que antes o conduziam ao erro. Certos ambientes devem ser evitados a qualquer custo. "Foge, outrossim, das paixões da mocidade." (2Timóteo 2:22a) Cuidado com o tipo de entretenimento que escolhe, e o programa de TV que assiste. "Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. Não porei cousa injusta diante dos meus olhos." (Salmo 101:2b-3a) Deus quer que você esteja livre de todos os empecilhos a uma vida vitoriosa!
5) - Faça uma consagração completa ao Senhor. "Rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus." (Romanos 12:1) Deus quer toda a sua vida.
6) - Lembre-se que pertence a Deus e possui o seu poder. "Considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus...Porque o pecado não terá domínio sobre vós..." (Romanos 6:11,14.) Deus lhe dará domínio sobre o pecado!
7) - Cuide de sua forma espiritual. Meditação bíblica e oração diária lhe darão forças para resistir à tentação. Alimente-se bem, faça exercícios, descanse o suficiente, cuide de seu corpo! "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41) Deus quer que você esteja forte.
8) - Aprenda a resistir a Satanás. Quando você se sentir atraído por algo que está fora dos limites estabelecidos por Deus, poderá dizer: "Não! Sou filho de Deus. Em nome de Jesus me recuso a pensar nessas coisas." "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7) Deus abençoará a sua decisão!
9) - Fale de sua tentação com um Cristão maduro em quem confia. Escolha um amigo para andar junto com você. Tornem-se reciprocamente responsáveis. Peça oração quando se sentir fraco. Cobrem fidelidade um do outro. Abram o coração sobre as tentações que enfrentam. "Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles." (Mateus 18:20) Deus quer lhe dar um companheiro de comunhão e oração.
10) - Se cair...levante-se de novo. Confesse o pecado a Deus e receba seu perdão. "Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados..." (1João 2:1.2) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1João 1:9) Deus purificará o seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário