quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Que Eu Quero Ouvir

Os assuntos de interesse (Por ordem de interesse):


Louvor,

Namoro,

Oração,

Testemunho,

Bíblia ,

Evangelização,

Dízimo,

Diversão.


Jogar o jogo da memória (para entrosar algum elemento novo do grupo).

Jogo da Memória[i]:

Objetivo: Envolver os participantes na apresentação do grupo. Permitir que cada pessoa do grupo memorize o nome do irmão.

O instrutor escolhe um participante que inicia o jogo dizendo seu nome ao grupo. O colega seguinte deverá repetir o nome anterior e acrescentar o seu. O jogo prossegue desta forma, até chegar ao ultimo participante, o qual repetirá o nome de todos os membros do grupo.

Bíblia[ii]

  1. Escritura Sagrada – Revelação de Deus

1.1.É inspirada por Deus (2Tm 3. 16, 17; 2Pe 1. 19-21)

1.2. É superior a revelação natural (Sl 19. 1-4; Rm 1. 20)

1.3. Possibilita o conhecimento de Deus e de Sua vontade (Is 8. 20)

1.4. Apresenta o caminho da salvação (Jo 5.39; 6. 45; Rm 15.4)

Livros do Antigo Testamento (Escrito em Hebraico e aramaico):[iii]

Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Livros Históricos – Josué, Juizes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

Livros Poéticos – Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos.

Profetas Maiores – Isaías, Jeremias e Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.

Profetas Menores – Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Livros do Novo Testamento (Grego):

Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João.

Livro Histórico – Atos dos Apóstolos.

Cartas Paulinas – Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon.

Cartas Gerais – Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas.

Livro Profético – Apocalipse ou Revelação.

Nota: Não se tem certeza sobre a autoria da Carta de Hebreus. Alguns a atribuem a Paulo, outros a Apolo e terceiros a qualquer outro. Acha-se também que esta carta deve ser classificada entre as Cartas Gerais.

Para testar os conhecimentos de todos, brincar de aleluia.

Aleluia[iv]

Material: Bíblia, papel e lápis.

Procedimento: Cada participante deve fazer uma tabela em sua folha. Para cada espaço, na parte superior, anotará tópicos dados pelo dirigente. Na margem esquerda anotar as letras.

Cada participante deve escrever palavras de acordo com os tópicos e que iniciem com a letra da coluna.

O primeiro que terminar todos os tópicos para todas as letras deve dizer “Aleluia”.

Cada palavra vale dez pontos se mais ninguém a escreveu. A palavra que for escrita por mais de um participante vale 5.

Ganha quem fizer mais pontos.



[i] Do livro: “Dinâmicas Criativas para Escola Dominical e Igreja Local” de António Maurílio Guimarães. (Ed. Ephata).

[ii] Do livro “Estudos Bíblicos Doutrinários” de Eneziel Peixoto de Andrade (Cultura Cristã e Didaquê), p. 10.

[iii] “Bases da Fé Cristã” – “Nossa História” (vol. 1) e “O Deus que Se Revela e nos Salva” (vol. 2) – Ludgero Braga, Editora Cultura Cristã.

[iv] Do livro: “Dinâmicas Criativas para Escola Dominical e Igreja Local” de António Maurílio Guimarães. (Ed. Ephata).