segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Uma lição de vida!!!!!

É preciso saber viver..... No primeiro dia de aula nosso
professor se apresentou aos alunos, e nos desafiou a que nos
apresentássemos a alguém que não conhecêssemos ainda.
Eu fiquei em pé para olhar ao redor quando uma mão suave
tocou meu ombro. Olhei para trás e vi uma pequena senhora, velhinha
e enrugada, sorrindo radiante para mim. Um sorriso lindo que
iluminava todo o seu ser. Ela disse: “Hei, bonitão. Meu nome é Rosa.
Eu tenho oitenta e sete anos de idade. Posso te dar um abraço?" Eu ri,
e respondi entusiasticamente: "É claro que pode!", e ela me deu um
gigantesco apertão. Não resisti e perguntei-lhe: "Por que você está na
faculdade em tão tenra e inocente idade?", e ela respondeu
brincalhona: "Estou aqui para encontrar um marido rico, casar, ter um
casal de filhos, e então me aposentar e viajar." "Está brincando", eu
disse. Eu estava curioso em saber o que a havia motivado a entrar
neste desafio com a sua idade, e ela disse: "Eu sempre sonhei em ter
um estudo universitário, e agora estou tendo um!"
Após a aula nós caminhamos para o prédio da união dos
estudantes, e dividimos um milkshake de chocolate. Nos tornamos
amigos instantaneamente. Todos os dias nos próximos três meses nós
teríamos aula juntos e falaríamos sem parar. Eu ficava sempre
extasiado ouvindo aquela "máquina do tempo" compartilhar sua
experiência e sabedoria comigo. No decurso de um ano, Rose tornou-
se um ícone no campus universitário, e fazia amigos facilmente, onde
quer que fosse. Ela adorava vestir-se bem, e revelava-se na atenção
que lhe davam os outros estudantes. Ela estava curtindo a vida!
No fim do semestre nós convidamos Rose para falar no
nosso banquete de futebol.
Jamais esquecerei o que ela nos ensinou.
Ela foi apresentada e se aproximou do podium. Quando ela
começou a ler a sua fala, já preparada, deixou cair três, das cinco
folhas no chão. Frustrada e um pouco embaraçada, ela pegou o
microfone e disse simplesmente: "Desculpem-me, eu estou tão
nervosa! Eu não conseguirei colocar meus papéis em ordem de novo,
então deixem-me apenas falar para vocês sobre aquilo que eu sei.”.
Enquanto nós ríamos, ela limpou sua garganta e começou:
"Nós não paramos de jogar porque ficamos velhos; nós nos
tornamos velhos porque paramos de jogar.
Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens,
felizes e conseguir o sucesso.
Primeiro, você precisa rir e encontrar humor em cada dia.
Segundo, você precisa ter um sonho. Quando você perde
seus sonhos, você morre. Nós temos tantas pessoas caminhando por aí
que estão mortas e nem desconfiam!
Terceiro, há uma enorme diferença entre envelhecer e
crescer. Se você tem dezenove anos de idade e ficar deitado na cama
por um ano inteiro, sem fazer nada de produtivo, você ficará com
vinte anos. Se eu tenho oitenta e sete anos e ficar na cama por um ano
e não fizer coisa alguma, eu ficarei com oitenta e oito anos. Qualquer
um, mais cedo ou mais tarde ficará mais velho. Isso não exige talento
nem habilidade, é uma conseqüência natural da vida. A idéia é crescer
através das oportunidades.
E por último, não tenha remorsos. Os velhos geralmente não
se arrependem por aquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que
deixaram de fazer. As únicas pessoas que tem medo da morte são
aquelas que tem remorsos.”.
Ela concluiu seu discurso cantando corajosamente "A Rosa".
Ela desafiou a cada um de nós a estudar poesia e vivê-la em nossa
vida diária.
No fim do ano Rose terminou o último ano da faculdade que
começara há tantos anos atrás. Uma semana depois da formatura, Rose
morreu tranqüilamente em seu sono. Mais de dois mil alunos da
faculdade foram ao seu funeral, em tributo à maravilhosa mulher que
ensinou, através de seu exemplo, que nunca é tarde demais para ser
tudo aquilo que você pode provavelmente ser, se realmente desejar.
LEMBRE-SE: ENVELHECER É INEVITÁVEL, MAS CRESCER É
OPCIONAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário