segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Fábula do Rei e suas 4 Esposas

Era uma vez... um rei que tinha 4 esposas. Ele amava a
4ª esposa demais, e vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e
roupas caras. Ele dava-lhe de tudo e sempre do melhor. Ele
também amava muito sua 3ª esposa e gostava de exibi-la aos
reinados vizinhos. Contudo, ele tinha medo que um dia, ela o
deixasse por outro rei. Ele também amava sua 2ª esposa. Ela era
sua confidente e estava sempre pronta para ele, com amabilidade
e paciência. Sempre que o rei tinha que enfrentar um problema,
ele confiava nela para atravessar esses tempos de dificuldade. A
1ª esposa era uma parceira muito leal e fazia tudo que estava ao
seu alcance para manter o rei muito rico e poderoso, ele e o reino.
Mas, ele não amava a 1ª esposa, e apesar dela o amar
profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.
Um dia, o rei caiu doente e percebeu que seu fim estava
próximo. Ele pensou em toda a luxúria da sua vida e ponderou:
— É, agora eu tenho 4 esposas comigo, mas quando eu morrer,
com quantas poderei contar?
Então, ele perguntou à 4ª esposa: — Eu te amei tanto,
querida, te cobri das mais finas roupas e jóias. Mostrei o quanto
eu te amava cuidando bem de você. Agora que eu estou
morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não me deixar
sozinho? — De jeito nenhum! respondeu a 4ª esposa, e saiu do
quarto sem sequer olhar para trás. A resposta que ela deu cortou
o coração do rei como se fosse uma faca afiada.
Tristemente, o rei então perguntou para a 3ª esposa: —
Eu também te amei tanto a vida inteira. Agora que eu estou
morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não me deixar
sozinho? — Não!!!, respondeu a 3ª esposa. — A vida é boa
demais!!! Quando você morrer, eu vou é casar de novo. O
coração do rei sangrou e gelou de tanta dor.
Ele perguntou então à 2ª esposa: — Eu sempre recorri a
você quando precisei de ajuda, e você sempre esteve ao meu
lado. Quando eu morrer, você será capaz de morrer comigo, para
me fazer companhia? — Sinto muito, mas desta vez eu não posso
fazer o que você me pede! respondeu a 2ª esposa. — O máximo
que eu posso fazer é enterrar você! Essa resposta veio como um
trovão na cabeça do rei, e mais uma vez ele ficou arrasado.
Daí, então, uma voz se fez ouvir: — Eu partirei com
você e o seguirei por onde você for... O rei levantou os olhos e lá
estava a sua 1ª esposa, tão magrinha, tão mal nutrida, tão
sofrida... Com o coração partido, o rei falou: — Eu deveria ter
cuidado muito melhor de você enquanto eu ainda podia...
Na verdade, nós todos temos 4 esposas nas nossas
vidas... Nossa 4ª esposa é o nosso corpo. Apesar de todos os
esforços que fazemos para mantê-lo saudável e bonito, ele nos
deixará quando morrermos... Nossa 3ª esposa são as nossas
posses, as nossas propriedades, as nossas riquezas. Quando
morremos, tudo isso vai para os outros. Nossa 2ª esposa é nossa
família e nossos amigos. Apesar de nos amarem muito e estarem
sempre nos apoiando, o máximo que eles podem fazer é nos
enterrar...
E nossa 1ª esposa é a nossa ALMA, muitas vezes deixada de lado
por perseguirmos, durante a vida toda, a Riqueza, o Poder e os
Prazeres do nosso Ego...
Cuide de sua alma. Cuide de sua vida espiritual. Derrame~se
diante de Jesus para ser transformado e ter uma vida futura cheia
de gozo e na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário