sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A Igreja e Seus Líderes (Frases e Pensamentos)

“Os líderes mais eficientes nunca dizem ‘eu’. E isso não é porque treinaram para não dizer ‘eu’, Mais porque não pensam assim. Pensam ‘nós’, ‘equipe’.Entenderam que a função deles é fazer a aquipe funcionar. Aceitam a responsabilidade e não tiram o corpo fora, mas o crédito vai para ‘nos’. Isso cria confiança,capacita a pessoa para realizar a tarefa”. (Peter Drucker).
“O líder cristão do futuro é chamado para ser completamente irrelevante e a estar neste mundo sem nada a oferecer, A não ser sua própria pessoa vulnerável. A Grande mensagem que nós temos para transmitir Como ministros da Palavra de Deus e seguidores de Jesus é que Deus nos ama não por causa do que nós fazemos ou realizamos – mas porque Ele nos criou e nos redimiu em amor, e nos escolheu para proclamar este amor como a verdadeira fonte da alma humana”. (Henri Nouwen).
“É missão do líder, seja ele pastor ou ministro religioso, interpretar a vontade de Deus tanto para o indivíduo como para o grupo. E não porque, de acordo com a própria natureza corporativa da Igreja, ou corpo eclesiástico, qualquer decisão na esfera pessoal terá seus reflexos, mais cedo ou mais tarde, na esfera comunitária. Este aspecto do ministro como aquele que transmite a vontade de Deus às pessoas nos dá conta da tremenda responsabilidade de sua função”. (Darci Dusilek).
“Precisamos mudar a ênfase, carregada de valores e conceitos mundanos, que damos hoje ao líder, e resgatar a figura bíblica do pastor como modelo de liderança para a Igreja, porque esse modelo de liderança que temos acabou Poe secularizar a vocação pastoral. Os critérios que definem um líder derivam mais do mercado do que das Escrituras e das mais nobres tradições cristãs”. (Ricardo Barboza de Souza).
“Inúmeras Igrejas e Ministérios receberam Jesus com alegria no passado, mas hoje prosseguem pela sua própria força e seguindo seus projetos, enquanto o Senhor dorme no meio deles”. (Irmão Yun).
“O comentário mais importante que precisa ser feito sobre os pastores cristãos de todo tipo é que estão ‘sob’ as pessoas (como servos) e não ‘sobre’ elas (como líderes e, muito menos, como senhores). Jesus deixou isso bem claro. A principal característica dos líderes cristãos, afirmou ele, é humildade, não autoridade; bondade, e não poder”. (John Stott).
“O líder forte no topo da pirâmide, que não presta contas a ninguém, que toma decisões sozinho em questões financeiras e doutrinárias, acaba tirando das pessoas a oportunidade de funcionar como um corpo. Em tais circunstancias, os abusos se multiplicam. Alguns líderes religiosos têm dificuldade de administrar o poder”. (Paulo Romeiro).
‘Fuja, como de uma praga, de clérigo que era pobre e se tornou rico, ou era desconhecido e passou a ser famoso”. (Jerônimo).
“Convém meditarmos com calma sobre a declaração do Senhor (em Apocalipse 2 e 3), que conhece cada uma de suas Igrejas, não para apontarmos falhas na Igreja de hoje, mas para nos incluirmos nelas, considerarmos em que temos falhado e buscarmos sempre o padrão mais alto que Ele nos dá: ‘Sede Santos porque eu Sou Santo’”. (Maria José Elias).
“Não, minha filha, eu não sou a música – sou o instrumento”. (Mário Quintana).

Fonte: Revista cristianismo Hoje, p. 16, Outubro/novembro de 2007, edição 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário