sexta-feira, 1 de abril de 2011

HISTÓRIA DA UPH/IPNE - União Presbiteriana de Homens da Igreja Presbiteriana de Nova Era


HISTÓRIA  DA  UPH/IPNE - União Presbiteriana de Homens da Igreja Presbiteriana de Nova Era
               “Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos nele com tremor.” Salmos 2:11.

As atividades dos Homens da Igreja Presbiteriana de Nova Era, mais tarde chamada de UPH - União Presbiteriana de Homens, esta ligada a própria história gloriosa da Igreja nesta cidade.  Pois jamais ela tomaria a forma que tomou se não fossem os homens acompanhados de suas respectivas famílias. Essa atividade de homens iniciou-se no mês de Outubro do ano de 1961, pelo cabo de Policia Militar, Matatias quando convidou seus vizinhos e conhecidos a um culto de ação de Graça pela passagem de aniversário de sua filha em sua casa, onde foram pioneiros nesse trabalho de homens.
Além do Militar Matatias Pinheiro de Oliveira estavam também o Evangelista Sr Durval Antonio Moreira da Missão Leste do Brasil, que foi convidado a vir da cidade de Coronel Fabriciano onde residia, para vir trazer a Palavra de Deus em Cristo Jesus. O tema pregado nesse culto a Deus foi “Porque Deus chamou os homens”,  baseado nos versículos de 13 a 15 do capítulo 3 do Evangelho de Jesus segundo Marcos, onde acreditamos que não foi em vão e pelo contrario foi bem oportuno, comprovado pelos fatos que foram colhidos até a data de hoje. Conquistando almas cansadas para Jesus.
1ª CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DE NOVA ERA EM 27/ 05/1962, SOB A RESPONSABILIDADE DA MISSÃO LESTE DO BRASIL.
Nessa congregação eram os homens, porque não dizer  homens pioneiros na região os senhores; Rev John Marshall Guthie, que pregou uma belíssima mensagem baseada no texto de Atos dos apóstolos, capitulo 4 versículo 29, com o tema “Preparar para enfrentar as perseguições”. Prestando esse culto a Deus estavam os homens: Rev. Sr Durval Moreira, esse servo abençoado de Deus que sempre se deslocava na região atendendo além de outros lugares destaca-se o atendimento em Nova Era e João Monlevade. E Louvamos a Deus pela generosidade da Sra. Terezinha Martins Ribeiro (Dona Tereza residente no Bairro Morro do Pau D’óleo - Nova Era) viúva do Sr José Lisboa mais conhecido por Zequinha que nessa época hospedava o Rev. Sr Durval Moreira . Fruto dessa generosidade, hoje nós da Igreja Presbiteriana temos o prazer de ter como irmão e membro da Igreja, o sobrinho neto de Dona Tereza e Zequinha, o jovem Rafael filho de  Luzierte e  Marli.
Eram também pioneiros os senhores; O superintendente da Escola Dominical da congregação de João Monlevade o Sr Antonio Mendes Diniz, Sr. Antonio Pacheco Borges, Sr. Naôr Silva, Sr Eneias Pinheiro, Sr José Martins, Sr Onofre da Silva, que já residiam em Nova Era com as suas respectivas famílias.
Neste mesmo ano a Missão leste do Brasil comprou um terreno que tinha uns cômodos onde se praticava a prostituição, vícios da bebida alcoólica, cigarros e outras drogas usadas na época. Esse lugar de vícios e prostituição foi transformado, e passou  então pelo poder de Deus,  a ser um lugar do Evangelho onde se pregava os ensinamentos de Jesus. Derrubaram-se então as paredes do pecado desse lugar, e construíram um pequeno cômodo agora abençoado por Deus, para celebrar a Palavra de Deus até construir o novo Templo. Esse novo Templo foi construído em 3 meses e 27 dias no ano de 1964, tempo rápido e inédito pela situação e ocasião da época, sob os cuidados e direção de Deus, o lugar que era de prostituição (Zona Boemia), passou a ser um lugar santo lavado pelo sangue de Jesus nos corações dos crentes .
Para a Glória de Deus ficou registrado que no culto de fundação da Igreja pregou um homem de Deus do Instituto de Lavras o Sr Rev Laurêncio Gallhon.
Nessa noite de inauguração alguns vizinhos insatisfeitos com o progresso dos crentes, jogaram pedras na pequena Igreja, por inveja ou despeito.
No período de 1964 a 1977 a Congregação  continuou suas atividades, porém menus expressivos.  Não temos o registro dos trabalhos dos homens.
Mas isso não foi tropeço para impedir o avanço dos homens em pregar o Evangelho que pela Misericórdia de Deus, a Igreja (Congregação) tomou novo impulso no ano de 1979, vinculada à Igreja de João Monlevade até o ano de 1980, retornando as atividades normais, sempre liderada pelos.
Estavam trabalhando nesta congregação os homens Presbiterianos: No comando o Rev. Sr José dos Anjos, e os Senhores; Moisés Vieira, Joabes Fernandes Assis, João Antonio Arêdes, José Martins Guimarães, Nicomedes Arêdes, Isaltino Muniz, Noel Alves, Jessé Morais, José Carlos da Silva.
Estava também fazendo parte desse trabalho Presbiteriano o nosso querido irmão o Engenheiro Ulisses Horta Simões que na época estava fazendo um projeto elétrico de uma Subestação da Cemig em João Monlevade. Seu irmão era Engenheiro na Companhia Belgo Mineira, onde trabalha até hoje no Grupo Arcelo Mitral. Ambos eram servidores de Jesus na Igreja de João Monlevade. Lembrando que o nosso irmão Sr. Ulisses nessa época apoiou o trabalho da UPH e toda a Igreja de Nova Era. Com seu cargo de Presbítero, e onde também era seminarista, hoje  o Rev Sr Ulisses Horta Simões é Professor no Seminário Presbiteriano de Belo Horizonte, Secretário Presbiterial, servindo no Presbitério das Alterosas, PALT.
1ª DIRETORIA OFICIALMENTE FORMADA DA UPH EM 1980:
 Presidente: José Carlos da Silva; Secretário: Noel Alves; Tesoureiro: Moisés Vieira Soares. Sócios: Nicodemos Augusto Arêdes, João Antonio Arêdes, José Martins Guimarães.
RELAÇÃO DOS PRESIDENTES NOS ANOS SEGUINTES:
Nota; Em determinados anos não houve Vice Presidente, nesse caso observa-se e destaca o secretario.
-Período vinculado à Igreja de João Monlevade de 1979 a 1981: Presidente: José Carlos da Silva. Vice Presidente :Noel Alves.
-Período vinculado à Igreja de Itabira de 1982 a 1984.
1982 -  Presidente Noel Alves. Vice Presidente: Joabes Fernandes de Assis.
1983 - Presidente: José Carlos da Silva. Vice Presidente: Joabes Fernandes de Assis.
1984 - Presidente: Moisés Vieira soares. Vice Presidente: José Oscar de Aquino Silva.
-Organizada em Congregação Presbiterial durante os anos de 1085.
1985: Presidente:  José Carlos da Silva. Secretário: José Oscar de Aquino e Silva.
-EMANCIPAÇÃO DA IGREJA EM 10/08 1986.
1986 - Presidente: Noel Alves. Vice Presidente: José Carlos da silva.
1987 - Presidente: Noel Alves. Vice Presidente: Sebastião Bastos Carrijo.
1988 - Presidente; Joel de Almeida. Vice Presidente: Messias Gertrudes.
1989 - Presidente: José Carlos da Silva. Vice Presidente Messias Gertrudes.
1990 - Presidente: Ernesto Tocafundo. Secretário José Eustáquio Duque Pinto.
1991 - Presidente: Noel Alves. Secretário: Sebastião Basto Carrijo.
Nota: Não foi encontrado registro das atividades da UPH de 1992 a 1994.
1995 - Presidente: Miguel Arcanjo Emídio. Vice Presidente: Moacir Amorim Barbosa.
Nota: Não foi encontrado registro das atividades da UPH nos anos de 1996 a 2000.
2001 - Presidente: José Eustáquio Duque Pinto. Secretário: José Carlos da Silva.
2002 - Presidente: José Eustáquio Duque Pinto. Secretário: Itamar Baltar Simões.
2003 - Presidente: José da Cruz Nunes. Vice Presidente: Vandirlei Carneiro Guimarães.
2004 - Presidente: Fábio Vieira. Vice Presidente: Randal Magalhães Carrijo.
2005 - Presidente: José Eustáquio Duque Pinto. Vice Presidente: Fábio Vieira.
2006 - Presidente: José Eustáquio Duque Pinto. Vice Presidente: Fábio Vieira.
2007 - Pres.: José Eustáquio Duque Pinto. Vice. Presidente: Vandirlei Carneiro Guimarães.
2008 - Presidente: José Eustáquio Duque Pinto. Vice Presidente: Renato Lima Coura.
2009 - Presidente: Miguel Arcanjo Emídio. Vice Presidente: José Eustáquio Duque Pinto.
2010 - Presidente: José Carlos dos Santos. Vice Presidente: José Eustáquio Duque Pinto.
2011 - Presidente: José Carlos dos Santos. Vice Presidente: José Eustáquio Duque Pinto.
É com alegria e humilde satisfação, que relembramos esses fatos que marcaram a nossa história. A história da Igreja Presbiteriana de Nova Era. Agradecemos e Louvamos em 1º lugar ao nosso Bom DEUS pela Sua misericórdia, que nos permitiu trabalhar no reino de Seu filho Cristo Jesus. Agradecemos a todos os Pastores que serviram a nossa Igreja, pelo seu apoio indispensável e fundamental para a realização dos trabalhos. Agradecemos a cada irmão da UPH, sócios ativos e cooperadores, a toda sociedade, aos jovens, aos adultos e crianças. Cristãos honrados escolhidos por Deus, contribuindo na edificação da Igreja, para proclamar o Evangelho de Jesus às pessoas carentes nas “montanhas” e região de Nova Era.  
Relator: Pb. José Eustáquio Duque Pinto.
Nova Era Dezembro de 2010.