quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Há Esperança na Tragédia

 


Palavra Viva - 006


Há Esperança na Tragédia


“Abra o seu coração e receba a Palavra viva”.


O Senhor Deus é tão gracioso que mesmo no meio da tragédia, nós podemos encontrar Esperança. Em Gn 4. 1 está escrito: “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor”. Esse texto é maravilhoso porque revela que Adão e Eva compreenderam a graça maravilhosa do Senhor Jesus. Veja bem: eles tinham sido criados, feitos à imagem e semelhança de Deus; moravam num lugar perfeito e maravilhoso, e, então, foram tocados pela tragédia, por escolha deles. E o que aconteceu? Aconteceu que eles pecaram, desobedeceram a Deus, como nós também desobedecemos neles e depois deles. Eles voltaram as costas para Deus. Foram expulsos do Paraíso, receberam a maldição do pecado e agora estavam vivendo na Terra. E tendo que viver em fadigas e labores, sofrendo a consequência da sua desobediência. Sim, eles estavam vivendo uma tragédia. Eles estavam vivendo uma circunstância muito difícil. Mas, então, Adão tem relações com a sua esposa, Eva. Ela fica grávida e tem um filho. E qual é a declaração de fé deles? “Adquiri um varão com o auxílio do Senhor”. Eles sabiam quem lhes havia dado um filho. O Senhor lhes havia dado um filho. Eles sabiam que era um presente de Deus, porque os filhos são “herança do senhor” (Sl 127. 3). Eles são o nosso presente precioso, a nossa recompensa preciosa, o nosso galardão. Adão e Eva sabiam que, se eles tinham um filho, era por pura graça do Senhor, e certamente eles se lembraram de Gn 3. 15, onde o Senhor promete que “da descendência da mulher viria aquele que pisaria a cabeça da serpente”.

Eva tem um filho. Eles têm a certeza de que a promessa do Senhor se cumprirá. Nem tudo está perdido. Há Esperança em meio a tragédia. Há graça em meio a desgraça. Há intervenção em meio ao caos. E, sim, os anos se sucedem, as gerações se sucedem, mas Jesus vem! Aquele que pisaria a cabeça da serpente. E, de fato, Ele muda a nossa vida e Ele muda a nossa história. Qualquer que seja a circunstância que você esteja vivendo, entenda e creia: há esperança em meio a tragédia! O Senhor Deus é o Deus da Esperança. É o Deus de graça, o Deus maravilhoso. Nunca se esqueça disso! Nunca se esqueça desta verdade: há esperança no meio da tragédia!


“É tempo de falar com o Senhor do universo”.


Pai, sim, Pai querido, louvado e bendito seja o Nome do Senhor por todas as grandes bênçãos que o Senhor tem derramado sobre as nossas vidas e os nossos corações! Obrigado por nos lembrar que, não obstante a maior tragédia, ela ainda é menor que a tua graça maravilhosa. A graça é maior do que a vida. A Sua graça é maior do que toda a circunstância triste e desagradável que possa nos cercar. E louvado seja o Nome do Senhor por essa certeza, por essa esperança maravilhosa e gloriosa! Nós louvamos e bendizemos o nome do Senhor, pedindo que o Senhor visite aquele que vive uma tragédia para que ele tenha esperança: a esperança doce e maravilhosa que jorra do Trono da Graça de Cristo Jesus. Que o Senhor nos abençoe! Nós oramos em teu nome, amado Jesus, amém!



Juberto Oliveira da Rocha Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário