sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A influência única que as esposas exercem sobre os maridos

A influência única que as esposas exercem sobre os maridos
Um grande amor é capaz de superar barreiras e influenciar positivamente a vida do outro. Muitos desafios encontramos à medida do caminho, por isso algumas observações são importantes para que nós, como mulheres, donas do lar, mães e esposas, venhamos a refletir sobre a nossa conduta, como nossas atitudes podem influenciar a vida de nossos esposos e trazer o bem para toda família.
Veja 10 formas para que uma mulher seja a melhor influência na vida de seu esposo:
1. Ouvir mais - Podemos influenciar positivamente a vida de nossos maridos se ouvirmos mais; às vezes temos tanta necessidade de sermos ouvidas que não deixamos o outro falar. Temos que conter nossa ansiedade e sermos mais prestativas em ouvir, escutar o que o outro tem a dizer. As palavras são tão importantes como as ações, se você não permite que o outro se expresse e desabafe, como saberá o que está sentindo? É preciso ouvir mais...
2. Esforçar-se para compreender - Não precisamos criar uma redoma de proteção contra nosso marido; algumas vezes o problema é que não nos esforçamos o suficiente para compreender as necessidades do outro. É importante interagir com o esposo e se colocar no lugar dele, com suas pesadas tarefas, preocupações e dificuldades. A boa esposa é o porto seguro do seu lar, no amor dela se encontra segurança e suavidade.
3. Toque de amor - Toque de amor envolve palavras amáveis, tranquilas, um despertar de carinho com ternura e beijos, um olhar gentil, um abraço apertado e demorado, minutos para olhar nos olhos e dizer: "Como amo você"...
4. Constância - Nós, como boas esposas, precisamos ser constantes em bondade e carisma. Sempre tive o hábito de escrever muito, desde criança; quando conheci meu esposo ele teve que viajar a trabalho e passamos dois meses longe, o acesso ao telefone do lugar em que ele estava era muito ruim, e muitas vezes a única forma de sentirmo-nos perto era através de cartas e bilhetes. Isso continua até hoje, apesar da tecnologia moderna de SMS, nunca deixei de escrever para ele, estou sempre colocando uma declaração de amor, umas palavras de apoio, conforto ou encorajamento em todos os lugares que puder: na porta da geladeira, na porta do guarda-roupa, nas escrituras dele ou agenda, na porta de entrada, saio distribuindo bilhetes e declarações por todos os lados. Ele diz que nunca se esquece de mim, e isso nos une ainda mais, porque ainda que fisicamente longe, o coração está muito perto.
5. Confiança - A esposa exemplar confia no seu cônjuge, não o pressiona a dizer coisas ou gera atrito por desconfiança; ela é adorável, gentil, não grita nem age de forma indevida. Uma esposa querida confia e conversa com seu esposo sobre suas ansiedades e medos, não o expõe ao ridículo ou faz falsas acusações, ela é prudente e afetuosa.
6. Zelo - A esposa exemplar zela pela proteção de sua casa e marido, ora a Deus para que seu esposo seja protegido e guiado pelos braços de amor do Pai, ora para que tenha saúde e em todas as atitudes seja um representante de Cristo; ela confia no Senhor e pede sua ajuda nas dificuldades do casamento.
7. Dedicação - Essa esposa linda dedica-se todos os dias à família, demonstra amor e doçura, molda seu gênio e muda hábitos para trazer mais harmonia para o lar; encontra alegria nas tarefas diárias, não reclama, pelo contrário, agradece e se esforça ainda mais. Quando suas forças estão fracas ou sente-se desanimada e triste, essa esposa se fortalece dentro de casa com sua família e com os recursos que possuem, como as Escrituras e livros que a edifiquem.

8. Posso ser ainda melhor - Essa esposa maravilhosa sabe que todo dia é necessário fazer algo a mais para ser melhor, mais sensível e carinhosa; busca estar atenta às suas imperfeições para trabalhá-las e ser sempre um exemplo de amor e ternura.
9. Fortalecer e encorajar - Esposa incrível é quando ela encoraja seu marido, brinca com ele e diz: "Eu sei que você consegue!", ela enfeita o dia e a casa só pra demonstrar amor e descontração, para retirar ou minimizar um dia exaustivo e transformar em um dia de paz; mesmo com os poucos recursos que tem, ela diz que estará sempre presente e que tudo vai dar certo, fortalece seu marido nas dificuldades da vida.
10. União e afeto - Essa esposa, mãe e mulher, anda de mãos dadas com Deus, procura ser um modelo de santidade e verdade, ela dedica tempo em abraçar o evangelho de Cristo, lendo, estudando e meditando em como fazer para ser uma melhor mãe, esposa e filha de Deus. Ela também reconhece seu valor e não é iludida ou enganada pela astúcia do mundo. Ela está atenta ao que deve fazer, aos convites que deve rejeitar ou aceitar, sempre agindo corretamente, sem prejudicar sua personalidade ou sujar e perder seu valor.
Com tantos atos bonitos, seu esposo só tende a admirá-la e compreende que tem uma esposa incrível como companheira, por isso ele sente que também precisa ser um homem melhor, um exemplo de bondade, amor e retidão.
Adaptado do texto de Fernanda Ferraz