sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Missionários da Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB Presos no Senegal


Por Emma Castro – APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais)

Nosso missionário que atúa em Mbur, Senegal, no Projeto Obadias que acolhe crianças moradoras de rua, foi levados para a delegacia no dia de ontem 05 de outubro de tarde e liberado à noite. Hoje, 6 de outubro, teve que se apresentar novamente para prestar depoimento.
O Rev. Jose Dilson, missionário da APMT e a irmã Zenaide Moreira Novais receberam ordem de prisão e estão aguardando para serem encaminhados na cidade de Thiés onde serão ouvidos novamente. De acordo com a Marli, esposa do Rev. Jose Dílson, os missionários detidos poderão passar alguns dias na prisão. Segundo o relato dos missionários eles são acusados de evangelizar menores.
O advogado, assessor o projeto, está acompanhando o caso e estará entrando com um pedido de Habeas Corpus.
Convocamos a todos os irmãos que estão tomando conhecimento deste acontecimento que estejam orando e chamando outros para se unirem a nós em oração.

Última noticia recebida da Marlí, no dia 7 de outubro de 2012.

"Queridos, finalmente na parte da tarde Jose Dilson e irmã Zeneide foram tranferidos para Thies, para serem ouvidos pelo procurador. No documento de acusação consta que somos uma "Associação de Malfeitores para as crianças". Foram obrigados a assinar este documento, sem terem possibilidade de ler o que estavam assinando. Quem nos conhece sabe o quanto temos nos empenhado para o bem de centenas de crianças no Senegal. Precisamos que continuem na brecha por nos. Vão ficar retidos mais uma noite, agora estão em UMA CELA COMO MALFEITORES, SEM LUZ, SEM AGUA, SEM UMA CADEIRA PARA SENTAR, SEM PODER TER NENHUM PERTENCE PESSOAL CONSIGO, NUMA CELA IMUNDA, . Chorei muito ao ver esta situação , mas preciso ser forte. Por favor orem para que possam nos permitir levar ao menos um colchão onde possam repousar esta noite".
Vamos continuar orando pelos nossos missionários que estão no campo a mais de 20 anos!

Noticia de hoje 9 de novembro, sobre a situação do Rev. Jose Dilson, que continua detido no Senegal.
"Queridos,
Acabei de chegar do tribunal, onde Jose Dilson e a irmã Zeneide foram ouvidos por um juiz de instrução, que lhes escutou um após outro, mas foi irredutível em sua decisão de guardá-los em prisão para mais provas. Agora nossos dois advogados estarão entrando com um pedido de habeas corpus para que possam responder em liberdade.
Como se trata de caso de menores, a acusação foi muito grave(trafico de crianças, desvio de menores e formação de quadrilhas). Ainda que tristes e cansados, fatigados, mas nos regozijamos no Senhor, e estamos com nosso coração muito em paz, pois sabemos que todas essas acusações não tem procedência, somos servos do Deus vivo, e estamos passando por esta circunstância por nenhuma outra razão, se não pela nossa Fe.
A manifestação de carinho de todos os missionários ligando em todo o tempo, familiares, amigos, igrejas, irmãos nacionais, pessoas que trabalham e estão ligadas conosco durante anos nos chamaram e estão indignadas com a decisão, mas ao mesmo tempo prontas a vir testificar do bem e do quanto temos feito por esses menores. Cremos que com certeza o Senhor esta proporcionando grandes e maravilhosas bênçãos para este local e ministério.
Preciso que orem, pois talvez tenhamos que fechar o orfanato, enviar estas crianças para uma outra organização (havíamos contratado um advogado para cuidar dos papeis e guarda das crianças de forma legal, ele já tinha dado inicio mas ainda não tínhamos o parecer final do juiz).
Precisamos orar para que nossos advogados possam entrar com o pedido de Habeas Corpus o mais rápido possível. Poderemos visitá-los segunda e sexta feira, então amanha estarei indo pra lá e levarei Zucki comigo. Obrigado queridos por todo o carinho, mensagens e amor. Só podemos agradecer e continuar a pedir ao nosso Todo Poderoso que intervenha de forma maravilhosa e nos mostre o propósito de tudo isto.
"...Contudo se sofre como cristão não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio deste nome." I Pd.4:16"
Marli

De acordo com informações de missionários no Senegal, a situação do Rev. Jose Dilson está sendo acompanhada pelo Cônsul da Embaixada Brasileira e o Governo Brasileiro está dando todo apoio.

Fonte: Portal da Igreja Presbiteriana so Brasil - www.ipb.org.br