sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Historico da Igreja Presbiteriana de Nova Era - MG


Resumo histórico apresentado a Câmara Municipal de Nova Era para preparação de serimonial de homenagem a igreja e a seu pastor

Igreja Presbiteriana[1]
Somos Oriundos da Reforma Protestante
A Reforma tem, como data básica de sua origem, o dia 31 de outubro de 1517, dia em que Lutero afixou as suas 95 teses, contra as indulgências, na porta da capela de Wittenberg. Martinho Lutero era monge agostiniano e pretendia reformar a Igreja à qual pertencia. Porém, como foi excomungado pelo papa Leão X, viu-se obrigado a romper com a sua igreja, dando, assim, origem ao movimento religioso conhecido como Luteranismo. Movimentos religiosos independentes surgiram em outras regiões. Na Suíça, levantou-se Zwinglio, sucedido depois por Calvino. As Igrejas que adotaram as doutrinas e o sistema Calvinista, denominam-se Igrejas Reformadas ou Presbiterianas. Da Suíça, o Presbiterianismo se espalhou para os Países Baixos, França, Escócia e Inglaterra. E, a seguir, atingiu todos os Continentes. Hoje, os presbiterianos são o segundo maior grupo evangélico do mundo.
Lutero queria apenas reformar a Igreja, enquanto Calvino entendia que a Igreja estava tão degenerada, que não havia como reformá-la. Calvino se propôs organizar uma nova Igreja que, na sua doutrina, na sua liturgia e na sua forma de governo, fosse idêntica à Igreja Primitiva.
O Presbiterianismo Há 152 Anos No Brasil
No Século XVI houve uma tentativa de implantação do presbiterianismo no Brasil, através dos franceses que aqui chegaram em 1557. A Ceia do Senhor, segundo o rito bíblico calvinista, foi celebrada pela primeira vez, na América do Sul, no dia 21 de março de 1557, no Rio de Janeiro. Os franceses, no entanto, foram expulsos de nosso país em 1567. Duas outras tentativas foram feitas através dos holandeses, em 1624 e em 1630. Em 1654, os holandeses foram expulsos do Brasil, e as comunidades presbiterianas que eles haviam implantado no nordeste, desapareceram. A implantação definitiva do presbiterianismo, no Brasil, se deu através do trabalho de missionários, que vieram especialmente para evangelizar os brasileiros.
O primeiro missionário presbiteriano a vir para o Brasil foi o Rev. Ashbel Green Simonton, que chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1859. Tinha apenas 26 anos de idade. Seu ministério durou apenas oito anos, pois Simonton faleceu em São Paulo, no dia 8 de dezembro de 1867. A esta altura, a nossa Igreja já tinha um presbitério (Presbitério do Rio de Janeiro), um Seminário, cinco pastores e três Igrejas organizadas (A 1ª do Rio de Janeiro, a primeira de São Paulo e a de Brotas, no Estado de São Paulo).
O presbiterianismo se estendeu por todo o Brasil (e ainda cresce em nossa nação) de tal maneira que em 1961 alcançou a cidade de Nova Era.

O Presbiterianismo em Nova Era – 50 Anos Transformando Vidas com p Poder do Evangelho de Cristo
O 1º Culto a DEUS.  Ano de 1961.
O trabalho Presbiteriano em Nova era nasceu através de um culto de ações de Graças realizado no dia 13/10/1961, na residência do Sr. Matatias Pinheiro de Oliveira, militar, morador em uma casa à Rua dos Bandeirantes nº 177. O culto celebrado a Deus foi em virtude do aniversário de sua filha Anelania que completava 15 anos. Este culto foi dirigido pelo Evangelista Durval Antonio Moreira da então Missão Leste do Brasil, que morava na época na cidade de Coronel Fabriciano. A mensagem foi baseada no Evangelho de Jesus segundo Marcos cap. 3, versículos 13 a 15, com o tema: “Porque Deus chama os homens”.

Os Primeiros Frutos (1962).
No ano seguinte, o grupo foi crescendo e buscando o mesmo ideal, para isso alugaram uma casa aos 27/05/1962 na Rua dos Operários s/nº, Bairro Sagrada Família, dando início a primeira Congregação[2] Presbiteriana de Nova Era. Neste dia pregou o Missionário Rev. John Marshall Guthrie, falando em Atos Cap. 4 verso 29, com o tema: “Preparar para enfrentar as perseguições”.
A Escola Dominical[3] foi organizada com 27 alunos: 14 na classe de adultos e 13 na classe de crianças. O Evangelista Durval foi o primeiro Superintendente.

Construção e Inauguração do Templo, 1962/1964.
Em Agosto de 1962, foi adquirido o terreno para a construção do templo. O proprietário tinha um estabelecimento que não era bem visto pela população, por ser uma zona boêmia, ou casa de prostituição, embora muitos “homens” desta cidade gostassem e frequentassem esse lugar.
A Missão Leste dispôs-se a compra do imóvel ao proprietário, que na época estava preso na Delegacia de Polícia (pois nesse tipo de lugar sempre acontecia brigas e muita desordem e a Polícia era obrigado a intervir). O proprietário estava disposto a aceitar a oferta, mas as “autoridades religiosas” da época ficaram sabendo  e não queriam que os crentes comprasse o terreno e construíssem a Igreja. Mandaram então oferecer a ele uma quantia um pouco maior do que a que os presbiterianos ofereceram. Mas o proprietário não aceitou e disse que só venderia o terreno para os crentes (Lembramos que esse proprietário há cinco anos vivia no Asilo de Nova Era, hoje já faleceu). Assim fez, o terreno foi vendido para os presbiterianos.
Neste terreno foram derrubadas “as paredes do pecado”, e improvisado um pequeno salão onde os crentes se reuniram até a construção do Templo.
A construção teve início pela graça e Misericórdia de DEUS em 13 de Abril de 1964, e foi inaugurada em 09 de Agosto de 1964. Esse dia foi marcado com um culto, no qual foi o pregador Rev. Lawrence Calhon, do Instituto Gamon de Lavras. Ficou registrado que nesse dia houve alguns apedrejamentos ao Templo por parte das pessoas insatisfeitas com esse trabalho. E uma das pessoas que ajudaram a apedrejar a Igreja, anos mais tarde foi convertida se tornando uma pessoa crente em Jesus Cristo.
Enquanto Congregação Presbiteriana fomos jurisdicionados pela Missão, pela igreja Presbiteriana de João Monlevade (1979 a 1981), pela Igreja presbiteriana de Itabira (1982 a 1984), ao Presbitério[4] Vale do Aço (1985 a 1986) e em 1986 a Congregação Presbiteriana foi organizada em Igreja presbiteriana de Nova Era.

Pastorearam a Igreja Presbiteriana de Nova Era
Durval Antonio Moreira (evangelista), Rev. John Marshall Guthrie, Rev, José dos Anjos (1979 a 1981), Rev. Sedecias Magno do Ouro (1982), Rev. Vicente Lúcio da Silva (1983 a 1984 e 1986 a 1990), Rev Waldir Ferreira da Cunha (1985), Rev. Jonas Álem Garcia de Matos (1991 a 1995), Rev. Moisés Sathler Berbert (1995 a 1999), Rev. Ulisses Horta Simões (2000), Rev. Paulo Henrique Gomes (2001 a 2005) e Rev. Juberto de Oliveira da Rocha Júnior (2006 – atual pastor – eleito até 2015).

Foram Presbíteros da Igreja
Pb.[5] Rui Amorim dos Santos, Pb. José Carlos da Silva, Pb. Idervard Dias da Silva, Pb. Joel de Almeida, Pb. Noel Alves, Pb. José Oscar de Aquino, Pb. Izaltino Muniz, Pb. José Eustáquio Duque Pinto, Pb. Rayner Magalhães Carrijo, Pb. Randal Magalhães Carrijo, Pb. Moacyr Amorim Barbosa, Pb. Itamar Baltar Simões, Pb. Frederico Rodrigues Guerra, Pb. Vandirlei Carneiro Guimarães e Pb. José Martins Guimarães.

Ministérios Especiais da Presbiteriana Que Marcaram a História
Visitas a Cadeia Pública – Por muitos anos a Presbiteriana de Nova Era fez visitas semanais a cadeia. Hoje esse ministério de visitação é efetuado por uma outra querida denominação evangélica.
EIC (Escola de Informática e Cidadania) - foi uma parceria da IP Nova Era, CDI (Comitê Para a Democratização da Informática) e a Fundação Vale do Rio Doce. Este era um projeto social e educacional que visava ensinar informática aliada a cidadania. O projeto funcionou de 2003 a 2009).
Visitas a Creches – Por mais de vinte anos a Presbiteriana visitou mensalmente a Creche Pingos de Mel (situada a Rua dos Bandeirantes). Ainda visitamos esporadicamente creches do município.

Ministérios Especiais da Presbiteriana Hoje
Visitas ao Asilo – Todo o quarto domingo de cada mês dedicamo-nos a visitação dos idosos que vivem nesta casa. Procuramos levar donativos, alegria, doações e nossos corações.
Movimento “Eu Quero É Deus” – Movimento jovem cultural que a cada ano aborda um tema para conscientização da juventude. É um evento que agrega todas as denominações evangélicas e alcança pessoas de todas as religiões. Em 2011 realizamos a oitava edição desse movimento, sempre com muita alegria. Já alcançamos, em determinada edição, público de mais de 9000 pessoas. Já trouxemos grandes nomes da música Cristã. Aucançamos muitas vidas. Em todas as edições é feito recolhimento de donativos que são destinados a instituições filantrópicas.
Blitz da Paz – Anualmente realizamos em parceria com a Polícia Militar essa Blitz educativa que prega paz no transito e na vida.
SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina) – Sociedade das mulheres da Igreja que atuam em várias áreas (espiritual, social...). Neste ano nossa SAF completou 32 anos.
UPH (União Presbiteriana de Homens) – Sociedade que agrega os homens da Igreja e realiza inúmeros trabalhos.
UMP (União de Mocidade Presbiteriana) – Congrega os jovens da Igreja que realizam reuniões, cultos, palestras, festas, distribuição de folhetos, campanhas...
UPA (União Presbiteriana de Adolescentes) – Sociedade que cuida do seguimento adolescente da Igreja.
UCP (União de Crianças Presbiterianas) – Sempre com animadas e alegres reuniões.
G-COM (Grupo de Comunhão, Oração e Multiplicação) – Grupos familiares de estudos Bíblicos que se reúnem semanalmente e estão espalhados pela cidade.
Ministério do Aconchego – Equipe responsável por receber visitantes e pessoas que estão chegando.
Grupo Nova Canção – Grupo infantil de música e coreografia.
Mensageiros de Vida – Grupo jovem de coreografia e teatro.
Ministério de Louvor – Grupo musical que cuida dos louvores congregacionais da Igreja.
Escola Bíblica Dominical – Tão antiga quanto o presbiterianismo nessa cidade. É um de nossos ministérios mais antigos. Dedica-se semanalmente ao ensino das Escrituras a todas as faixas etárias.
Junta Diaconal – Braço social da Igreja. Fazemos distribuição de sestas básicas e roupas a quem precisa.
Programa Conexão Sobrenatural – Programa semanal de rádio veiculado através da Rádio Comunitária Filhos da Terra.
Banda Alvo – Banda de pop rock cristão que em 2009 teve a alegria de gravar seu primeiro CD cujo título é “Aparência”.
INEP (Instituto Educacional Presbiteriano Novaerense) – Associação fundada com fins educacionais. Existe desde 1996. Até 2010 sempre ofereceu educação de qualidade as crianças e o serviço de hotelzinho. Neste ano o INEP está sendo reformulado para atender outras demandas.
Louvorzão – Trabalho evangelístico com muita música e alegria que ocorre todo quarto sábado d cada mês.
Projeto Albânia – A Igreja Presbiteriana de Nova Era ajuda a sustentar um trabalho missionário na Albânia - http://www.projetoalbania.com.br/.

O Rev. Juberto Oliveira da Rocha Júnior e a Igreja Presbiteriana de Nova Era
O Rev. Juberto é natural de Manhuaçu – MG. Nasceu em 30 de maio de 1975. Filho de Juberto Oliveira da Rocha e Matildes Vieira Rocha. Portador de grave deficiência visual que nunca o impediu de quebrar paradigmas. Formado em teologia em seminário Presbiteriano em 1998. Formado em teologia superior, reconhecida pelo MEC em 2010. Possui vários cursos profissionalizantes e de capacitação. Casado com Glêdes Geane Sperber Corrêa Rocha (08 de julho de 2000). Pai de Tirza Sperber Rocha (8 anos) e Hadassa Sperber Rocha (5 anos).
Em 2005 o Rev. Juberto é convidado para pastorear a Igreja Presbiteriana de Nova Era. Convite aceito, assume o pastorado em 01/01/2006. Desde esse período O Rev. Juberto e sua família passam a sonhar com grandes realizações na Igreja e na cidade.
Em março de 2006 é criado o programa de rádio Conexão Sobrenatural. Há mais de cinco anos o programa é recordista de audiência. O Conexão é capitaneado pelo Rev. Juberto.
Os Acampamentos para a Igreja no período do carnaval tomaram um impulso fantástico.
Criamos a Blitz da Paz em parceria com a Polícia Militar. Em 2009 realizamos reuniões de oração com os PMs semanalmente.
Criamos o Culto do Dia do Trabalhador que é uma das poucas comemorações do dia do trabalhador na cidade.
O Rev. Juberto assumiu a direção da organização do Movimento Eu Quero É Deus que tomou proporções magníficas.
Anualmente temos trabalhos especiais na Semana da Criança com músicas, fantoches, histórias, brincadeiras.
Já sob o pastoreio do Rev. Juberto criou-se as Cantatas de Natal. Neste dia são apresentadas canções e teatro natalino. Faz-se arrecadação de brinquedos que são destinados a crianças de comunidades carentes. É comum que parte desses brinquedos sejam destinados aos Correios para ajuda a campanha de natal desta entidade.
O novo Templo Presbiteriano (cujo projeto existe desde a década de 90) tomou impulso admirável nos últimos cinco anos. Estamos quase concluindo essa obra de três andares. A estrutura conta com refeitório, salão, gabinete pastoral, salas de aula, secretaria, templo que comporta 700 pessoas assentadas confortavelmente. Tudo isso está em fase de acabamento com recursos exclusivamente levantados entre os membros da Presbiteriana.
Criamos os G-COMs que são grupos familiares espalhados pela cidade.
O Envolvimento do Rev. Juberto na Sociedade
O Rev. Juberto é membro do Conselho Municipal de Saúde pelo segundo mandato; membro do Conselho Municipal de Assistência Social pelo segundo mandato; Membro do Conselho Regional de Educação Religiosa desde 2006; Membro do Conselho Carcerário e Membro do Conselho Deliberativo da APAC.
É comum que o Rev. Juberto palestre em escolas de Nova Era e região. Eventualmente palestra na Superintendência de Ensino de Nova Era, discursou nas comemorações de 40 anos da superintendência. Discursou nas comemorações do 60 anos da Comarca de Nova Era e tem estado a disposição para o trabalho social e cultural de Nova Era.
Em 2007 recebeu honroso reconhecimento da Câmara Municipal de Nova Era.
Mantém um blog http://revjuba.blogspot.com/ no qual publica testos, escritos, poemas, vídeos, notícias (da Igreja, de Nova Era e da região) e curiosidades.
O Rev. Juberto tem palestrado em congressos para jovens e Igrejas de várias denominações e em várias regiões.
A esposa do Rev. Juberto, Glêdes Geane Sperber Corrêa Rocha, é membro do Conselho do FUNDEB e é sua auxiliadora fiel e querida.
A Entidade Não Governamental Que Mais Produz Cultura em Nova Era
Organizamos o Culto do Trabalhador, o Movimento Eu Quero É Deus, A Blitz da Paz, as Cantatas de Natal, programações infantis e muitos outros eventos.
Temos grupos musicais, grupo teatral, palestras e campanhas diversas.
Temos trabalhos no rádio, boletim informativo e panfletos confeccionados para nossa realidade e distribuídos gratuitamente.
Além de todas essas coisas ainda realizamos:
Gravação do CD da Banda Alvo em 2009.
Edição pelo Rev. Juberto do livro da poetiza aurora Sperber Corrêa em 2010.
Gravação ao vivo do CD “Velhinhos de Roupas Novas”. Esse foi um empreendimento da Presbiteriana de Nova Era que é parte das comemorações de nosso Cinquentenário.
O Rev. Juberto está para lançar seu livro de poesias e escritos (no prelo). A pretensão é de que o lançamento ocorra em 2012.

O Cinquentenário
Este ano com alegria festejamos nosso cinquentenário. Além da gravação do CD tivemos concurso cultural para criação da logomarca da Igreja, concurso cultural da logomarca do cinquentenário, concurso cultural da música do cinquentenário (faixa 4 do CD “Velhinhos de Roupas Novas”) e uma série de eventos que começaram em janeiro o só terminam em dezembro.
Calendário do Cinquentenário
Data
Evento
30/01
Culto Especial – Pregador: Pb. José Carlos da Silva
20/02
Culto Especial com o Missionário Benilton (Missionário que a Presbiteriana de Nova Era ajuda a manter na Albânia)
26 e 27/03
Culto Especial com a presença do Rev. Paulo Henrique Gomes (eis-pastor desta Igreja)
30/04
Culto Especial com o Rev. Renato Martins Rocha (eis-membro de nossa Igreja e atual pastor da Igreja Presbiteriana de Itabira)
21 e 22/05
Cultos Especiais com o Rev. Moisés Sathler Berbert (eis-pastor de nossa Igreja)
1 a 3/07
LOUVE – Primeiro Congresso de Louvor e Adoração da Presbiteriana de Nova Era
08/07
Gravação do CD “Velhinhos de Roupas Novas”
30 e 31/07
Cultos Especiais com o Rev. Jonas Álem Garcia de Mattos (eis-pastor de nossa Igreja
06/08
Oitavo Movimento Eu Quero É Deus
07/08
Trabalhos especiais com Ministério Fidelidade
13 e 14/08
Trabalhos especiais com o Quarteto Âncora (grupo vocal)
15/10
Rev.. Antônio Carlos Menezes (Toninho – pastor da Igreja Presbiteriana Central de Contagem)  e  Ministério AME
16/10
Pb.Marcelo  Corrêa  Muniz (eis-membro desta Igreja e que aqui pregou pela primeira vez quando jovem)  e Ministério AME
27/11
Culto Especial com a presença do Rev. Vanderlei Ferreira de Souza e Ministério de Louvor da Igreja Presbiteriana de João Monlevade
17/12
Musical de Natal no Automóvel Clube
Conselho da Igreja Presbiteriana de Nova Era em 2011
Presidente: Rev. Juberto Oliveira da Rocha Júnior.
Vice–Presidente e Tesoureiro: Pb. Itamar Baltar Simões.
Primeiro Secretário: Pb. Frederico Rodrigues Guerra.
Segundo Secretário: Pb. José Eustáquio Duque Pinto.
Pb. José Martins Guimarães.
Pb. Vandirlei Carneiro Guimarães.
Pb. Moacyr Amorim Barbosa.

Para Saber Mais:
Sobre a Presbiteriana de Nova Era e o ministério do Rev. Juberto visite http://revjuba.blogspot.com/
Sobre o CD “Velhinhos de Roupas Novas” visite http://velhinhosderoupasnovas.blogspot.com/
Sobre o Movimento Eu Quero É Deus visite http://euqueroedeus.multiply.com/
Sobre a Banda Alvo visite http://bandaalvo.com.br/
Para saber mais sobre a Igreja Presbiteriana do Brasil – IPB -  em âmbito nacional visite http://www.ipb.org.br/portal/
Para saber mais sobre o Projeto Albânia visite http://www.projetoalbania.com.br/

Bibliografia
Nascimento, Adão Carlos (Rev.), A Razão da Nossa Fé, Editora Cultura Cristã São Paulo SP.
Pesquisas realizadas pelo Pb. José Eustáquio Duque Pinto.
Arquivo pessoa e testemunho do Rev. Juberto Oliveira da rocha júnior.

Nova Era (MG), 18 de Novembro de 2011.


Rev. Juberto Oliveira da Rocha Júnior


[1] O nome da Igreja advém de sua forma de governo. A Igreja é governada por um conselho e os membros deste Conselho são chamados de presbíteros. Presbítero é palavra grega que significa ancião, homem maduro. O governo da Igreja Presbiteriana é democrático representativo.
[2] No Presbiterianismo uma nova comunidade é eclesiasticamente chamada de Congregação enquanto não pode se manter com recursos, membros e liderança própria.
[3] Escola Dominical é um trabalho de estudo Bíblico realizado dominicalmente. A Escola Dominical tem estudos, material didático e classes de estudos Bíblicos para todas as faixas de idade.
[4] Presbitério é um órgão que jurisdiciona e reúne várias Igrejas Presbiterianas de uma região.
[5] Pb. Abreviatura de Presbítero.