terça-feira, 20 de agosto de 2024

O Chamado de Jesus é Simples

 


Palavra Viva - 009

 

O Chamado de Jesus é Simples

 

“Abra o coração e receba a Palavra Viva”.

 

Em Mt 9. 9, está registrado assim. “Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.”. O evangelho é simples, o homem é quem complica: eu sempre gosto de dizer. Meu querido, quando Jesus nos chama, a única coisa que devíamos fazer é recebê-lo, aceitá-lo, crer nele e segui-lo. Mateus fez exatamente isso. Ele era um coletor de impostos, mas, quando ouviu o chamado de Jesus, ele se levantou, o seguiu e a sua vida foi totalmente transformada. Em um versículo está explicado o chamado de Mateus. Mateus era um homem marginalizado pelos judeus porque ele cobrava impostos para os romanos. Os judeus então o consideravam um traidor. Mas, Jesus o chamou e ele se tornou um apóstolo. Eu não sei qual é a sua condição. Eu não sei o que você faz, mas, eu sei que, quando Jesus chama e a gente atende ao chamado, não somos mais os mesmos. Ele nos transforma. Ele nos faz novos. Ele nos dá uma nova visão. Ele nos dá um ministério e nós não somos mais as mesmas pessoas. Era o coletor de impostos, o traidor dos judeus. Mas, Jesus o chamou e ele disse sim. Ele se levantou e o seguiu e se transformou num discípulo de Cristo, transformou-se num apóstolo, transformou-se num dos 12. Um privilégio maravilhoso! Eu não sei como você está nem o que você faz. Mas, eu sei que se Jesus te chama, e se você disser sim, se você se levantar e o seguir, você não vai mais ser o mesmo. Que o Senhor nos abençoe e que entendamos que o evangelho de Jesus é simples; nós é quem o complicamos. O chamado de Jesus é simples, é se levantar e segui-lo. Depois que você responder a esse chamado, sim, haverá desafios. Mas, estes desafios você também vencerá com Jesus. Aquele que nos chama é aquele que nos capacita, nos desafia, nos fortalece para vencer os desafios. Seu nome é Jesus.

 

“É tempo de falar com o Senhor do universo”.

 

Pai querido, obrigado por tua graça e porque vemos em Mateus um chamado maravilhoso do Senhor. E vemos Mateus aceitar o teu chamado. E vemos um homem desprezado pela sociedade judaica ser transformado. Assim também acontece com a gente e assim também pode acontecer com cada um, não importando a nossa condição. Se o Senhor nos chama e atendemos a esse chamado, o Senhor muda os nossos planos, nossa vida, nossas circunstâncias. Que isso aconteça com as vidas que nos leem agora. Que a graça do Senhor se manifeste de uma maneira especial através desta palavra. Em nome do Senhor Jesus. Amém!

 

Juberto Oliveira da Rocha Júnior

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Aprendendo Com Maria

 


Palavra Viva – 008

 

Aprendendo Com Maria

 

“Abra o seu coração e receba a Palavra viva”.

 

Maria tem muito a nos ensinar, particularmente no seu cântico, o Magnificat. Ele é maravilhoso! Começa assim: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, o meu Salvador” (Lc 1. 46-47). Maria se alegrou com o cumprimento da promessa do Salvador. Ela trazia no seu ventre o Messias, o Salvador Jesus. Ela ficou feliz porque ela sabia que a humanidade precisava de um Salvador. Ela precisava de um Salvador. O cântico diz: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, o meu Salvador”. Maria precisava de um Salvador. Nós também precisamos de um Salvador. Precisamos aprender isso com ela. Nós precisamos de um Salvador e o cântico continua dizendo: “porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome” (vv. 48 e 49). Maria reconheceu a sua pequenez e a majestade do Deus verdadeiro. Maria reconheceu a sua condição e a condição do Senhor. Nós também precisamos reconhecer a nossa pequenez e a nossa dependência do nosso amado Senhor Jesus. E Maria segue cantando: “A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem” (v. 50). Maria dependia da graça e da misericórdia do senhor. Nós também dependemos. É o que o texto nos ensina. Então, queridos, que aprendamos com Maria essas preciosas e maravilhosas lições expressas no seu cântico. Maria se alegra com o Salvador, que é Jesus. Ela precisava de um Salvador. Nós também precisamos de um Salvador. Maria conhecia a sua posição de humildade, de serva. E reconhecia a posição do mestre de Senhor soberano sobre todas as coisas. Maria confiava na misericórdia e na graça do Senhor. Nós também precisamos aprender a confiar na misericórdia do Senhor. Ele sentiu a nossa miséria, a nossa pequenez e enviou seu filho. Ele é aquele que nos dá graça. Ele nos dá aquilo que nós não merecíamos. Isso é graça! Só Ele, Jesus, pode nos dar todas essas coisas. Que possamos confiar Nele, aprender com Maria e viver felizes com Jesus.

 

“É tempo de falar com o Senhor do universo”.

 

Deus-Todo-Poderoso, obrigado pelos ensinamentos de Maria. Que todos nós reconheçamos que precisamos de um Salvador e que recebamos o Senhor Jesus como nosso Senhor e Salvador. Aqueles que não o fizeram que o façam. E obrigado, porque, um dia, o Senhor me lavou dos pecados. Que reconheçamos a nossa pequenez e a grandeza do Senhor e que dependemos do Senhor. E que confiemos na graça e na misericórdia do Senhor todos os dias. Eu oro em teu nome, Jesus. Amém.

 

Juberto Oliveira da Rocha Júnior

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Quando Jesus é a Nossa Alegria


Palavra Viva – 007

 

Quando Jesus é a Nossa Alegria

 

“Abra o seu coração e receba a Palavra Viva”

 

Muitas vezes nós dizemos que Jesus é a nossa Alegria. Mas, quando exatamente ele é a nossa Alegria? Quando isso acontece? Em Jo 2. 1-12, nós aprendemos quando, de fato, Jesus é a nossa Alegria. Aqui nós estamos num casamento. Jesus foi convidado e ocorre um milagre que inaugura o ministério de Jesus. O vinho simbolizava a alegria da festa. O problema aqui é que o vinho acaba. No verso 3, nós vemos que Maria comunica isso a Jesus. Maria comunica e confia que Jesus vai fazer alguma coisa. Jesus é a nossa Alegria, mas quando Jesus é a nossa alegria?

Em primeiro lugar, quando recorremos a ele. O verso 3 diz que Maria recorre a Jesus porque ela confia que Jesus pode fazer alguma coisa. Nós precisamos aprender a recorrer a Jesus em todos os momentos, em todas as circunstâncias.

Em segundo lugar, quando confiamos nele sem reservas. O verso 5 vai nos dizer que Maria diz aos que serviam: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Quando ela conta para Jesus que o vinho estava acabando, Jesus dá uma resposta que talvez ela não tenha entendido, mas ela confiava nEle o suficiente para poder dizer aos serventes: “façam tudo o que Ele vos disser”. Então, em segundo lugar, para que Jesus seja a nossa alegria devemos confiar nEle sem reservas.

Em terceiro lugar, Ele se torna a nossa alegria quando obedecemos mesmo quando não entendemos as suas ordens. Quando obedecemos, mesmo sem entender as ordens que Ele está nos dando, somos bem-sucedidos. No verso 7, Jesus manda que encham as talhas de água, talhas grandes, vasilhas cerimoniais. O problema era vinho e, de repente, Jesus diz aos serventes: “Encham de água as talhas”. Certamente, ninguém entendeu nada. Mas, eles obedeceram e o milagre aconteceu. Então, Jesus é a nossa Alegria quando obedecemos, mesmo não entendendo as suas ordens. Se obedecemos, somos tornados alegres.

Em quarto lugar, a alegria do Senhor vem sobre nós quando cremos que Ele é Senhor de tudo, de todas as coisas. Ele é Senhor dos elementos. Ele é Senhor da natureza. Ele é Senhor da química. Ele é Senhor da física. Ele é Senhor da matéria. Ele é o Senhor da criação. Ele transformou a água em vinho. Algo impossível para os homens, algo impossível para a ciência. Mas, Ele restitui a Alegria à festa e isso acontece quando cremos que Ele é Senhor sobre todas as coisas, Senhor de todas as coisas. Isso nos faz descansar e certamente a alegria vem sobre nós.

Em quinto lugar, Jesus é a nossa Alegria quando cremos que Ele sempre faz o melhor. O verso 10 nos diz que a água que Jesus transforma em vinho se tornou o melhor vinho. O que Jesus opera nas nossas vidas é o melhor. Quando nós descansamos nessa verdade Jesus é a nossa alegria.

Em sexto lugar, quando Ele é o convidado para os eventos da nossa vida. Se Jesus for convidado para todos os eventos da nossa vida, haverá alegria nesses eventos. O verso 2 nos dá conta de que Jesus foi convidado para o casamento. Por que Ele estava ali? Porque foi convidado. O milagre aconteceu e a Alegria do casamento não acabou. A festa não pôde ser estragada. Quando convidamos Jesus para todos os eventos da nossa vida, a festa não pode ser estragada. A nossa Alegria não pode ser roubada. Ela não nos pode ser tomada porque ela não depende das circunstâncias. Ela depende simplesmente da presença de Jesus. Jesus estando presente nos basta. Convide Jesus para sua vida. Convide Jesus para o evento maravilhoso que é a vida que Ele te deu. E que o Senhor nos abençoe poderosa e ricamente.

 

“É tempo de falar com o Senhor do universo”.

 

Pai querido, obrigado pela tua graça bendita. Obrigado porque o Senhor é maravilhoso, a graça do Senhor é maravilhosa, e nós nem podemos medir. Muito obrigado! Seja convidado especial em nossa festa. Seja o convidado máximo da nossa vida. Senhor Jesus, que nós nos alegremos com a tua presença e que a graça do Senhor esteja de uma maneira maravilhosa sobre nós. Nós desejamos que o Senhor seja a nossa Alegria. Então, ajude-nos, Jesus ajude-nos a crer e a confiar. Ajude-nos a nos derramar diante do Senhor. Ajude-nos, oh, Senhor Jesus, a reconhecer que o Senhor é maravilhoso. Ajude-nos a confiarmos no Senhor sem reservas. Ajude-nos a obedecer e a crer, mesmo quando nós não entendemos as suas ordens. Ajude, Senhor! Ajude-nos a crer e a sempre lembrar que o Senhor é SENHOR sobre todas as coisas, sobre todas as circunstâncias da nossa vida. Que nunca, jamais, nos esqueçamos disso. Oh, Jesus! Ajude-nos, ajude-nos a sempre lembrar de que o Senhor faz o melhor e que o Senhor seja sempre o convidado por excelência nas nossas vidas. Nós oramos em teu nome, Jesus, amém!

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Há Esperança na Tragédia

 


Palavra Viva - 006


Há Esperança na Tragédia


“Abra o seu coração e receba a Palavra viva”.


O Senhor Deus é tão gracioso que mesmo no meio da tragédia, nós podemos encontrar Esperança. Em Gn 4. 1 está escrito: “Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor”. Esse texto é maravilhoso porque revela que Adão e Eva compreenderam a graça maravilhosa do Senhor Jesus. Veja bem: eles tinham sido criados, feitos à imagem e semelhança de Deus; moravam num lugar perfeito e maravilhoso, e, então, foram tocados pela tragédia, por escolha deles. E o que aconteceu? Aconteceu que eles pecaram, desobedeceram a Deus, como nós também desobedecemos neles e depois deles. Eles voltaram as costas para Deus. Foram expulsos do Paraíso, receberam a maldição do pecado e agora estavam vivendo na Terra. E tendo que viver em fadigas e labores, sofrendo a consequência da sua desobediência. Sim, eles estavam vivendo uma tragédia. Eles estavam vivendo uma circunstância muito difícil. Mas, então, Adão tem relações com a sua esposa, Eva. Ela fica grávida e tem um filho. E qual é a declaração de fé deles? “Adquiri um varão com o auxílio do Senhor”. Eles sabiam quem lhes havia dado um filho. O Senhor lhes havia dado um filho. Eles sabiam que era um presente de Deus, porque os filhos são “herança do senhor” (Sl 127. 3). Eles são o nosso presente precioso, a nossa recompensa preciosa, o nosso galardão. Adão e Eva sabiam que, se eles tinham um filho, era por pura graça do Senhor, e certamente eles se lembraram de Gn 3. 15, onde o Senhor promete que “da descendência da mulher viria aquele que pisaria a cabeça da serpente”.

Eva tem um filho. Eles têm a certeza de que a promessa do Senhor se cumprirá. Nem tudo está perdido. Há Esperança em meio a tragédia. Há graça em meio a desgraça. Há intervenção em meio ao caos. E, sim, os anos se sucedem, as gerações se sucedem, mas Jesus vem! Aquele que pisaria a cabeça da serpente. E, de fato, Ele muda a nossa vida e Ele muda a nossa história. Qualquer que seja a circunstância que você esteja vivendo, entenda e creia: há esperança em meio a tragédia! O Senhor Deus é o Deus da Esperança. É o Deus de graça, o Deus maravilhoso. Nunca se esqueça disso! Nunca se esqueça desta verdade: há esperança no meio da tragédia!


“É tempo de falar com o Senhor do universo”.


Pai, sim, Pai querido, louvado e bendito seja o Nome do Senhor por todas as grandes bênçãos que o Senhor tem derramado sobre as nossas vidas e os nossos corações! Obrigado por nos lembrar que, não obstante a maior tragédia, ela ainda é menor que a tua graça maravilhosa. A graça é maior do que a vida. A Sua graça é maior do que toda a circunstância triste e desagradável que possa nos cercar. E louvado seja o Nome do Senhor por essa certeza, por essa esperança maravilhosa e gloriosa! Nós louvamos e bendizemos o nome do Senhor, pedindo que o Senhor visite aquele que vive uma tragédia para que ele tenha esperança: a esperança doce e maravilhosa que jorra do Trono da Graça de Cristo Jesus. Que o Senhor nos abençoe! Nós oramos em teu nome, amado Jesus, amém!



Juberto Oliveira da Rocha Júnior