terça-feira, 31 de março de 2015

Projeto Semeadores - Instruções Para os Semeadores



                Agora que estamos desafiados e motivados na distribuição de uma Bíblia para cada lar de nossa cidade vamos considerar instruções importantes.

Oração
                Ore por esse projeto em todos os seus momentos devocionais e sempre que o Espírito o impelir a isso. Mesmo que aquele não seja o momento de suas devocionais.
                Participe dos movimentos de oração e não perca as oportunidades de comunhão em oração com os irmãos. De 6 a 10 de abril teremos uma intensificação das orações em favor do projeto.

Início da Distribuição
                Tão logo tenhamos passado as informações a todos formaremos os grupos e marcaremos os dias, horários e bairros.

Por Onde Começaremos a Distribuição?
                Começaremos nos bairros e lugarejos mais periféricos e terminaremos nos bairros mais centrais.
                Lembre-se : o nosso foco são as casas e não o comércio. Mas, pode ser que alguém resida atrás do seu próprio estabelecimento comercial. É bom ir se informando sobre isso. Se alguém na rua quiser uma Bíblia, você pode explicar que passaremos em todas as casas. Se ainda assim a pessoa desejar uma Bíblia, entregue. Evite dar Bíblias para crianças no meio da rua. Pode ser que ela só queira brincar com a Bíblia e não podemos desperdiçar recursos.
                Se alguém disser que vai queimar a Bíblia, ou outra coisa qualquer, faça a seguinte proposta: “Tudo bem. Mas, leia cada página antes de queimá-la”. Lembre-se da história do “Homem Que Fumou a Bíblia”.
                Pode ser que alguém queira ler a Bíblia e pergunte por onde deve começar. Instrua-o a começar pelo evangelho de João; a seguir, os demais evangelhos; depois, os outros livros do Novo Testamento. Se precisar, deixe marcado o texto para essa pessoa.

Os Grupos
                Sempre nos reuniremos para orar antes das distribuições. Em seguida, formaremos os grupos e definiremos como será a distribuição em cada bairro. Quando possível, será bom que os grupos sejam basicamente os mesmos nas distribuições em função do entrosamento.
                Grupos devem ser mistos, de no mínimo duas pessoas e nunca pode haver um grupo formado só por crianças e adolescentes.
                Seja pontual. Faça um compromisso de pontualidade.
                Se você tiver que sair por alguma razão, nunca deixe de avisar ao grupo.
                Ao fim de cada trabalho, oraremos juntos para agradecer.





Como entregar as Bíblias:
1 - Seja simpático e esteja bem vestido. Isso faz com que você seja mais bem recebido;
2 – Esteja bem informado sobre o projeto e pronto para falar sobre ele, sobre a Igreja e sobre a Bíblia. Muitos vão lhe perguntar sobre isso. Esteja pronto para compartilhar do evangelho. Propomos que você revise ou estude “As Quatro Leis Espirituais”;
3 – Use calçados confortáveis. A expectativa é de que andaremos muito. Recomendamos boné e protetor solar;
4 – Prepare-se para frustrações como cães, pessoas mal-humoradas, rejeição a Bíblia. Prepare-se também para a possibilidade de um aberto confronto espiritual. Ore e jejue em prol dessa obra;
5 – Converse com as pessoas e prepare-se para investir mais tempo em uma casa onde as pessoas querem conversar. Dê atenção sincera  e sem pressa. Se alguém solicitar  oração então ore por aquela pessoa;
6 – Sempre se identifique: “Eu sou fulano da Igreja Presbiteriana. Estamos desenvolvendo um projeto chamado Semeadores e queremos deixar um presente para você”:
7 – Sempre deixe bem claro que a Bíblia é um presente. A pessoa não tem que pagar nada e não está se comprometendo com a Igreja ao receber a Bíblia (mas ressalte que ela será bem-vinda caso queira nos visitar);
8 – Sempre faça as abordagens em grupos de , no mínimo, duas pessoas. Os grupos devem ser mistos (homens e mulheres).
Cuidados ao entrar em casas:
a) Não entre sozinho;
b) Homens nunca devem entrar sós em casas onde só há mulheres e vice versa;
c) Ainda que você tenha que dar atenção não fique tempo demais e desnecessário em uma única casa.
9 – Não formem grupos só de pessoas mais jovens. Crianças e adolescentes sempre devem estar acompanhadas de adultos;
10 – Alguém do grupo deve sempre ter consigo caderno e caneta para anotações:
a) Pode ser que alguma casa esteja fechada por motivo de viagem ou trabalho. Será importante retornarmos em outro momento para entregar a Bíblia. Então anotem o endereço;
b) Sempre anotem a quantidade de Bíblias que seu grupo distribuiu;
c) Se pessoas pedirem visitas em outra ocasião, anote o nome, endereço e contato para que isso seja agendado.
11 – Se alguém rejeitar a Bíblia , tente dizer-lhe que é um presente e não gera nenhum compromisso com nossa denominação o fato de ele aceitar a Bíblia. Se a negativa persistir, não insista. Essa  obra é  do Espírito Santo;
12 – Não se envolva em discussões  acaloradas. Caso alguém queira discutir, seja educado e não perca tempo e energia com discussão;
13 – Pode ser que alguém te ridicularize ou deprecie a Bíblia que acabou de ganhar. Não se abale. Vá  em  frente na sua obra e não caia na provocação de tal pessoa. Lembre-se : nossa luta é “contra principados e potestades” e não contra pessoas;
14 – Nunca percam contato com todos os membros de seu grupo. É importante o grupo não se dispersar. Se seu grupo diminuir por alguma razão, não fique só. Junte-se a outro grupo e não queira terminar o trabalho de seu grupo sozinho. Comunique aos outros grupos o que pode ter ficado sem fazer por parte do grupo em que você estava.

                Não desanime! Semeie! A colheita certamente virá.
O HOMEM QUE FUMOU A BIBLIA

                Um certo missionário americano chamado Jimmy Williams, que sempre realizou muitas cruzadas no continente africano, conta em seu livro uma historia fantástica de um africano que marcou a sua vida.
                Isso aconteceu na década de 80, em uma das suas viagens missionárias. Ele encontrou um homem negro de dois metros de altura chamado Oman Bobaic. Como sempre fazia, ofereceu uma Bíblia de presente ao homem, e , com a maior sinceridade, o africano disse ao missionário que iria fumar a Bíblia, pois o papel era perfeito para fazer um mirrole (um cigarro).
                O missionário, contristado com a situação, olhou nos olhos de Oman e disse com firmeza:
                - “Eu deixo você fumar a Bíblia com uma condição”!
                - “Qual condição”? - Perguntou o homem.
                - “Desde que você leia cada pagina da Bíblia antes de fumá-la”.
                Oman olhou pensativo, pois era de uma cultura em que trato era trato, e , se ele prometesse, teria que cumprir. Depois de muito pensar, disse ao americano:
                - “Está certo. Eu aceito. Eu vou ler cada pagina antes de fumar”.
                Apertaram-se as mãos e assim ficou firmado.
                Passados cinco anos após o episódio, o missionário Willians foi fazer uma cruzada evangelística em uma cidade do Congo. Nesse dia apareceu uma grande multidão no evento. Algo interessante chamava a atenção do missionário. Foi o fato de um homem, no meio da multidão, acenar constantemente com as mãos e gritar o nome de Jimmy. O pregador, preocupado, mandou um de seus ajudantes ir ao encontro do homem pra saber o que ele queria. Ao voltar, disse que o homem precisava contar um testemunho. Jimmy , então, mandou chamá-lo ao palanque, e o deixou falar.
                O homem  olhou nos olhos do pregador, disse:
                - “Eu sou o homem que fumou a Bíblia na cidade de Zimbábue. Eu lhe disse que se você me desse a Bíblia eu iria fumá-la; e me disseste que deixaria eu fumar a Bíblia se eu antes a lesse. Assim eu fiz. Fui lendo e depois fumando. Li primeiro o livro de Genesis e adorei as historias. Depois, li Êxodo, Números, Levitico, Deuteronômio, e assim eu fui lendo e adorando tudo, até que li todo o Velho Testamento. Quando eu entrei no Novo Testamento algo começou a mudar dentro de mim. Eu não sentia mais vontade de fumar e comecei a chorar constantemente com os milagres de Jesus e aquelas palavras foram entrando em coração. E  cada pagina ia mudando a minha vida. Li Mateus, Marcos, Lucas, e cheguei em João no capitulo 3 no verso 16 onde eu li aquela frase: ‘Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’.  Dobrei meus joelhos, levantei as minhas mãos para os céus e entreguei a minha vida ao Senhor Jesus. A partir daquele dia, tornei-me um homem completamente transformado”.

                Ditas essas palavras, houve uma grande mover de Deus no ambiente fazendo com que milhares de pessoas se entregassem a Jesus.