sexta-feira, 14 de junho de 2024

Uma Questão Crucial

 


Uma Questão Crucial


“Sabendo o que você sabe agora você poderia voltar para o lugar onde um dia você esteve”? Essa pergunta mudou os rumos da minha vida. O Deus verdadeiro fala com seus filhos de uma maneira especial e espera que ouçamos.


Aos dezesseis anos, Cristo me encontrou. E comecei a aprender coisas que eu não sabia. Entre muitas outras coisas, eu aprendi que:

1. Existe a verdade, ela é absoluta e se encontra na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, em seus 66 livros;

2. Aprendi que não posso me salvar. Minha salvação e vida eterna dependem exclusivamente da obra redentora de Cristo;

3. Nasci em pecado, sou pecador e preciso me arrepender, confessar e mudar;

4. Minhas obras são nada e não podem pagar minha dívida de pecado;

5. Não há nada em mim que me tenha feito merecedor da salvação. O Senhor me salva por Sua livre graça;

6. “Não sou salvo pelas boas obras mas para boas obras”. (Martinho Lutero);

7. Preciso me render a Cristo aceitando que Ele é meu único salvador. Sem Cristo estou condenado à perdição eterna;

8. Descobri que a frase “todos são filhos de Deus” é um engodo. Todos somos criaturas de Deus. Só nos tornamos filhos de Deus mediante Jesus. Só os que o receberam são feitos filhos de Deus;

9. Jesus Cristo é meu Senhor. Devo conhecer sua Palavra e praticá-la;

10. Igrejas não salvam, mas o salvo se une a uma Igreja comprometida com a Palavra de Deus. Se sou um Cristão devo congregar com meus irmãos e servir, trabalhar na obra de Cristo;

11. Sendo cristão de verdade, eu preciso passar pelo batismo bíblico. Tornei-me cônscio de que o batismo não salva. O batismo é o sinal e marca visível de uma aliança firmada exclusivamente com Cristo. O batismo é o sinal visível do derramar do Espírito Santo sobre minha vida. O batismo é também o ritual que declara publicamente que sou exclusivamente de Cristo agora;

12. Aprendi que Cristo me comprou com seu sangue na cruz. Sendo assim, sou exclusivamente dele. Não posso ser consagrado a mais nada e mais ninguém além de meu Mestre. Posto isso, devo abrir mão de qualquer consagração que eu tenha feito, ou que tenham feito de mim, a qualquer outro que não  seja Cristo;

13. Agora sei que o Senhor não divide sua adoração. Devo adorar somente ao Deus Trino. Devo fugir da idolatria. Hoje sei que prostrar-me ante a ícones, imagens é errado. E sei também que idolatria tem um conceito mais profundo. Qualquer coisa ou pessoa (viva ou morta) que eu coloque no lugar devido ao Senhor (o primeiro lugar) é um ídolo;

14. Aprendi que devo declarar com minha boca que Cristo é meu Senhor e Salvador. E aprendi que devo crer de todo o coração. Um cristão de verdade declara abertamente sua fé diante de qualquer homem;

15. Aprendi que o Senhor é um Deus pessoal que se relaciona comigo;

16. Aprendi que o único mediador entre Deus e os homens é Cristo. Só Ele é a ponte suprema. Só Ele merece o nome de “Sumo Pontífice”;

17. Aprendi que só Jesus morreu a morte vicária, substitutiva, que eu deveria ter morrido. Ele morreu em meu lugar para me salvar. Só Ele merece o título de “vigário”, pois morreu a morte vicária;

18. Aprendi que o único que tem poder para perdoar meus pecados e interceder por mim é Jesus. Só Jesus é o sumo sacerdote;

19. Aprendi que toda a glória deve ser dada exclusivamente a Cristo Jesus;

20. Aprendi que só a fé salva. E até essa fé salvadora é dom de Deus;

Aprendi tantas outras coisas...


Apesar de tudo o que aprendi, eu relutei em meu compromisso com Cristo no começo. Por causa da tradição, da família, da sociedade, da pressão... Eu relutei em publicamente assumir que agora eu tinha uma aliança exclusiva com Cristo. Estava postergando me submeter ao batismo bíblico e a professar publicamente minha fé.


Então, numa noite, ouvi o Espírito Santo sussurrar essa questão em meu coração: “Sabendo o que você sabe agora você poderia voltar para o lugar onde um dia você esteve”? Eu não podia mais voltar. Era impossível. Eu não era mais ignorante. Eu conhecia a verdade. Então, declarei publicamente que o Senhor firmou comigo uma aliança inquebrável. Não há como voltar! 


Hoje, escuto algumas histórias de pessoas que disseram ser de Cristo, verdadeiros cristãos, mas que retornaram aos ritualismos, paramentos espalhafatosos, idolatria e superstições. Só posso concluir  que eles não retornaram. Na verdade, eles nunca saíram de tudo isso. Não em seus corações. Nunca entenderam Cristo. Se tivessem sido libertos pela verdade, jamais deixariam a verdade pela mentira. Nunca retornariam para o deslumbrante, espalhafatoso e mortal engano. Não há volta quando se entra pelo Caminho Estreito. Aquele que pôs a mão no arado não pode mais olhar para trás.


Fica o desafio do Espírito Santo para você:

“Sabendo o que você sabe agora você poderia voltar para o lugar onde um dia você esteve”?


Juberto Oliveira da Rocha Júnior 

Governador Valadares (MG), 14 de junho de 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário