terça-feira, 21 de outubro de 2014

9 Coisas Simples Que Ótimos Oradores Sempre Fazem

Confira as dicas de Boris Veldhuijzen van Zanten, fundador do TwitterCounter e The Next Web, sobre o que sempre fazer para suas palestras não serem esquecidas

            1. Reforce quem você é. Ao iniciar sua apresentação, é bom que o público entenda um pouco sobre você e porque você é a melhor pessoa para estar ali. Isso ajudará às pessoas a encararem sua fala com maior naturalidade e aceitação.
            2. Facilite para que todos o encontrem. Geralmente, as apresentações terminam com um slide contendo o contato do apresentador. Porém, esse slide fica no ar por pouco mais de um segundo, antes do projetor ser desligado e o público possa sequer pensar em anotar o e-mail do palestrante. A dica é sempre iniciar e terminar sua apresentação de slides com seus contatos, além de deixar a tela um tempo a mais no ar.
            3. Compartilhe histórias reais. As melhores apresentações são aquelas que não se parecem com apresentações; são histórias contadas por pessoas com experiências maravilhosas. Quando você precisa explicar algo para a audiência, procure traduzir isso em uma história, piada ou anedota. Se aconteceu com você ou é engraçada, melhor ainda!
            4. Entretenha tanto quanto informe. Parte do seu trabalho como falante é entreter a sua audiência.  É o momento de pausa que aquelas pessoas tiraram para prestar atenção em você, e nada mais lógico do que oferecer à elas um pouco de diversão.  Afinal, todos escutarão mais atentamente o que você diz quando se não estiverem entediados.
            5. Controle o tempo. Quando você está falando, também está pegando emprestado o tempo do seu público. Esse tempo foi um investimento que aquelas pessoas fizeram em você,  então faça bom uso disso. Se você tem disponível 30 minutos, use apenas 25 minutos para a sua fala. Assim, a audiência vai sentir que fez um bom investimento e terá algum tempo livre para debater questões com você. Quanto mais perguntas feitas ao final de sua fala, melhor foi sua apresentação.
            6. Providencie algo que a audiência possa levar para casa. É útil fornecer para seus ouvintes uma lição para que eles possam aplicar imediatamente quando chegarem em casa. Inspiração é sempre uma boa opção, mas é muito melhor se você tem algo tangível para oferecer a sua audiência.
            7. Sinta-se livre para repetir. Naturalmente pensamos que todo mundo na plateia está prestando atenção a tudo que é dito.  Mas, na verdade, as pessoas escutam apenas 30% do que você fala e elas estão constantemente traduzindo as informações para suas próprias perspectivas. É por isso que não é ruim repetir a mesma fala algumas vezes se você quer que isso realmente fixe no seu público.
            8. Ajude a audiência a lembrar de pelo menos uma coisa.  É muito fácil sobrecarregar a audiência com informações. Você precisa entender que muita gente não absorve um grande número de informações e que a sua palestra pode ser uma entre tantas outras. Pense: se 10% das pessoas na audiência realmente escutarem o que você falou e conseguirem se lembrar de um ou dois pontos-chave no seu discurso, então você se saiu bem.
            9. Realmente se conecte com seu público. Não importa o tamanho da multidão, o seu objetivo é fazer com que todas as pessoas na audiência sintam que você está falando com elas pessoalmente. Tente fazer contato visual direto com o maior número possível de pessoas, sorria e até acene para alguns dele. Quando você olha para o centro de uma multidão com 50 indivíduos e lentamente escaneia todos os outros, cada um deles vai sentir que você está falando diretamente com ele. É sempre bom lembrar, em todo caso, que você pode estar falando para uma multidão, mas na verdade está conversando com indivíduos únicos.
Resumindo
            Seja pessoal, fale de experiências, sinta-se livre para entreter tanto quanto informar, seja prático, estabeleça uma conexão com a audiência e nunca esqueça que se sua fala for curta, é melhor do que longa demais.
            O seu principal objetivo é contar uma história que irá inspirar a audiência e fará com que eles compartilhem a experiência com outros.