sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Renovação


"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Um famoso professor era conhecido pela arrogância que seus títulos lhe conferiam e pela indelicadeza de trato com as pessoas. Depois de tantos dissabores, decidiu ir ao Oriente aconselhar-se com um grande mestre. Lá chegando, adentrou a casa do mestre e nem o deixou falar, elencando seus títulos, graduações, especialidades, cursos que participou , livros que leu, livros que escreveu, alunos que teve, teses que desenvolveu... Enfim, metralhou o mestre com informações que o enalteciam.
O mestre, velho e sábio, em silêncio, ouvia atentamente ao professor famoso quando, de repente, apanhou um bule e duas xícaras que estavam sobre a mesinha de centro. Começou, então, a encher a primeira xícara, sempre olhando para o professor e balançando a cabeça para sinalizar que estava prestando atenção. Obviamente, a xícara começou a derramar e a ensopou a toalha da mesa. Quando o professor se deu conta levou um susto e gritou:
- "Você não está vendo que não cabe mais?"
O mestre então levantou-se e disse:
- "Assim está sua mente. Você enche, enche e enche sem avaliar o que ainda cabe. Nada mais entra na sua cabeça, tal como esta xícara. Seu destino é derramar e molhar todos ao seu redor. Pode ir embora."
O famoso professor voltou para sua terra desconsolado, mas convicto de que deveria permitir espaço em sua mente para novas ideias, novos conceitos e, principalmente, novas opiniões.
Se nós cristãos agirmos como este professor e não renovarmos nossa mente, permaneceremos amoldados ao conhecimento deste mundo e estamos destinados também a ser apenas uma fonte que derrama do que recebe sem reter nada. Devemos ser firmes em nossas convicções e valores como firme é o corpo da xícara, mas devemos permitir ser cheios do que vem do Reino de Deus.
Renovar a mente é também uma disciplina.

"Senhor, ensina-me a renovar minha mente dentro da Tua vontade, da Tua Palavra e dos valores do Teu Reino."

(Autor Desconhecido – Colaboração de Mary)

Nenhum comentário:

Postar um comentário