sexta-feira, 26 de outubro de 2012

LER



É um Hábito Que Pode se Formar Desde o Berço
            Estimular o habito da leitura é tão importante quanto ensinar a tomar banho, comer, escovar os dentes. E quanto mais cedo começa, melhor. Quando você lê para uma criança, está mostrando um caminho cheio de possibilidades tanto para sua vida pessoal como social. Ela se encanta com a narrativa e com sua atitude de leitura e assim começa a criar um forte e agradável vínculo com os livros. Não faz mal se ainda não compreende toda a história, até porque está conhecendo a língua escrita. Nesse momento, o que importa é despertar na criança o amor pela leitura.
Ler: Mais Que Um Prazer, Um Dever
            O adulto que compartilha uma leitura com a criança está resguardando o direito dela à educação, à cultura e também ao lazer. Por meio dos livros, a criança aprende a nomear o mundo à sua volta, a se conhecer, se expressar e se comunicar com os outros.
Aprenda a Ensinar o Gosto Pela Leitura
  1. Organize seu tempo e leia para uma criança – Separe uma parte do seu tempo exclusivamente para ler. Mostre que esse momento é só de vocês e que a atenção está toda voltada para a leitura e para a própria criança.
  2. Deixe a criança sentir os livros – Deixe os livros sempre a disposição da criança, para que ela possa explorá-los e compreender como são utilizados.
  3. Leia a história em vez de conta-la – Ler um texto em voz alta garante o acesso da criança ao universo da escrita, diferentemente de quando contamos ou dramatizamos uma história. Valorize a leitura e evite improvisos. Aproveite a oportunidade para apresentar novas palavras a criança. Lendo é que se aprende a ler.

  1. Valorize o livro – Os livros infantis são ricos não só em relação ao texto mas também às ilustrações e aos projetos gráficos. Revele esses recursos para a criança, permita que ela desenvolva seus gostos e preferências pessoais.
  2. Permita à criança expressar-se enquanto você lê – Durante a leitura, pode ser que a criança comece a falar sobre a história, demonstrando curiosidade e interesse. Deixe-a expressar-se livremente. Esse envolvimento torna a leitura mais significativa.
  3. Convide pessoas de diversas faixas etárias para ler – A leitura pode ser compartilhada por várias gerações. É uma ótima oportunidade para a troca de experiências.
(Extraído do panfleto que acompanha a Coleção Itaú de Livros Infantis) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário