sábado, 9 de março de 2024

Os Passos Para a Mudança (Lc 15.17–22)

 


Os Passos Para a Mudança (Lc 15.17–22)


Esses versículos estão incluídos na história do filho. Aquele filho que pediu sua herança ao seu pai, foi-se embora e gastou todo o seu dinheiro de uma maneira indevida, gastou tudo e chegou à pobreza total. Agora ele desejava comer a comida dos porcos e nem isso lhe era dado. E ele, sendo um judeu, considerava o porco um animal imundo. Agora, nem a comida desse animal imundo ele podia comer. Ele chegou a um estado deplorável. E agora? Como mudar essa situação? Quais os passos a se tomar?

1º Passo para a mudança: Caia em si. Admita a sua condição. O verso 17 diz “então, caindo em si”. O que é cair em si? De repente, tem aquele estalo! Eu entendo o que estou fazendo e onde eu estou. Percebo o que está acontecendo comigo. E, no caso dele, foi assim: “Gente, quantos trabalhadores lá na casa do meu pai? E eles têm pão com fartura. E eu estou aqui morrendo de fome. É melhor ser um servo na casa do meu pai do que estar livre nesse mundo”. É a primeira coisa que a gente tem que fazer em qualquer área da vida. Se você tem um vício, você tem que cair em si e admitir que você tem. É difícil, não é? Se você tem um problema, caia em si e admita que você tem esse problema. Se você tem uma luta, lute-a! E tomar ciência da sua condição é o primeiro passo para a mudança.

2º Passo: Tomar a decisão. O verso 18 diz que o filho resolveu mudar as coisas. Ele diz: “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai”. Eu vou me levantar, eu vou procurar o meu pai e eu vou dizer pra ele: “Pai, eu pequei muito contra o senhor, pequei contra o céu. Não sou digno de ser chamado seu filho. Eu perdi a minha herança. Eu fui embora. Eu quero ser como um dos seus trabalhadores”. Assim, ele tomou uma decisão. “É melhor procurar o meu pai e me humilhar e consertar essa situação”. Então, ele tomou ciência da sua condição. Ele caiu em si e agora ele toma uma decisão. E assim a gente tem que fazer. Você tem um problema conjugal? Tome uma decisão! Eu vou resolver isso. Você tem um problema em qualquer área? Admita que você tem esse problema e diga: “Eu vou resolver isso!

E agora? Agora vem a parte mais desafiadora e mais difícil dessa história toda: o terceiro passo.

3º Passo: Transformar a decisão numa atitude prática. E ele o fez. Veja o verso 20: “E, levantando-se, foi para o seu pai”. Ele fez exatamente o que ele disse que tinha que ser feito. É difícil, às vezes, fazer. Mas, é o que a gente tem que fazer. Se você precisa de ajuda, procure ajuda! Se você precisa de apoio, procure apoio. Se você entendeu e percebe que é incapaz de resolver as coisas sozinho, admita e transforme a sua decisão numa atitude prática. A gente é muito bom em diagnosticar as coisas e a gente sabe o que tem que ser feito. Fazer é que é o grande problema! E isso envolve o quarto ponto que conclui nosso processo.

4º Passo: Dependa da graça do Pai. Dependa do Senhor Jesus para tudo. Dependa do Deus Pai, Filho e Espírito, da Trindade Santa. O verso 20 continua dizendo que “vinha ele (o filho) ainda, pela estrada, lá longe, quando seu pai o avistou, e, compadeceu”. O pai ficou compadecido, sentiu a dor de seu filho e “correndo, o abraçou e o beijou”. É possível uma mudança? É possível! É possível transformar suas decisões em atitudes práticas, porque o Deus-Todo-Poderoso e gracioso, Ele age e Ele continua a agir. Vamos transformar a condição da nossa vida. Vamos aproveitar esse tempo que estamos vivendo agora para fazer uma autoanálise. Tomar a decisão que precisa ser tomada e transformar essa decisão em atitude prática. E confiar na graça do Senhor para isso. Nós conseguiremos! Você vai conseguir e eu também. Em nome de Jesus!


Juberto Oliveira da Rocha Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário