quarta-feira, 29 de março de 2017

500 Anos da Reforma Protestante - Conhecendo a Reforma e os Reformadores



500 Anos da Reforma Protestante
Conhecendo a Reforma e os Reformadores

A REFORMA PROTESTANTE,
seus principais personagens.
            Ninguém realiza uma grande obra sozinho! O nome de Lutero obteve maior popularidade nos últimos anos devido ao filme com seu nome. Alguns acreditam que ele foi o único responsável pela Reforma Protestante. No âmbito humano, vários homens contribuíram para o início e desenvolvimento da Reforma. Com certeza os mais conhecidos são Martinho Lutero e João Calvino, nessa ordem. No entanto, homens de Deus contribuíram tanto antes como durante e após o estopim na igreja Católica.

I – OS PRÉ-REFORMADORES
            JOÃO WYCLIFFE (1328-1384) – Foi aluno e professor em Oxford. Tinha como desejo reformar a igreja despojando os padres das propriedades (fonte da corrupção) e afastando os imorais. Criticava a falta de moral na liderança. Defendeu Cristo e não o Papa como cabeça da Igreja, autoridade da Bíblia e não da igreja. Possibilitou ao povo o entendimento dessas verdades realizando a primeira tradução da Bíblia para o inglês.
            JOÃO HUSS (1373-1415) – Seguidor dos ensinos de Wycliffe, estudou na Universidade de Praga, onde também foi professor e reitor. Rejeitou as indulgências, considerava sem valor para o verdadeiro perdão divino. Em 6 de junho de 1415 foi condenado e queimado vivo. Seus seguidores deram continuidade a sua obra. Pelo seu testemunho de coragem exerceu grande influência sobre a vida de Lutero.
            SAVONAROLA (1452-1498) – Desistiu da medicina e dedicou-se a vida monástica. Baseou sua ação em Florença. Atacou o mau caráter e a falta de governo do Papa Alexandre VI. Não o teve mesmo desenrolar de Wycliffe e Huss. Foi condenado e enforcado a mando do Papa em 23 de maio de 1498. Seu corpo depois fora queimado.

II – MARTINHO LUTERO, O Estopim da Reforma
            O homem e a ocasião para Reforma se encontraram na Alemanha do século XVI. Assim expressa CAIRNS (p. 233) ao falar sobre Lutero.
Tendo um pai com boas condições, nasceu no dia 10 de novembro de 1483. Teve uma educação rigorosa. Sofreu grande influência de sua mãe, uma crente supersticiosa.
            Na universidade de Erfurt graduou-se em artes em 1502, obteve o título de mestre em 1505. Encaminhava-se para o estudo do direito, desejo do seu pai. Interrompeu seu trajeto por ocasião de uma grande tempestade onde sua vida esteve sob perigo. Prometera tornar-se monge se permanecesse vivo.
            Ordenado em 1507 celebrou sua primeira missa. Em 1512 recebeu o grau de doutor em Teologia. Passara a ser professor. Destacou-se no ensino e na pregação. O reitor da Universidade declarou: “Este frade derrotará todos os doutores; introduzirá uma nova doutrina e reformará toda a igreja; pois ele se funda sobre a palavra de Cristo e ninguém no mundo pode combater em destruir esta palavra.” (FERREIRA, 24)
            O estudo das Escrituras o incomodava. Sentia um clamor em sua alma. Romanos 1.17 abriu sua mente para a salvação pela fé somente.
Pregou veementemente contra as indulgências. Considerava uma relação reta e pessoal com Deus suficiente para trazer a salvação. Na porta da igreja do castelo de Wittenberg, local que servia para colocar os boletins da universidade, foi afixado seu protesto em forma de 95 teses. “Atacara a hierarquia, os sacramentos e a teologia da Igreja Romana.” (CAIRNS, p. 237)
            Seu principal opositor era Tetzel, responsável pelas indulgências na igreja Católica. Lutero foi excomungado em junho de 1520, teve seus livros queimados. Levado por seus amigos passou algum tempo escondido. Nesse ínterim, traduziu o Novo Testamento para o alemão em um ano. Depois concluiu a tradução de toda a Bíblia.
            WALKER descreve Lutero como “um dos poucos homens de quem se pode dizer que sua obra alterou profundamente a história do mundo. Não era organizador nem político. Movia os homens pelo poder de profunda fé religiosa resultante de inalterável confiança em Deus e relação direta, imediata e pessoal com ele.” (p. 9, V 2)
            Faleceu em 18 de fevereiro de 1546, com 62 anos. Seu fúnebre fora realizado por seu substituto, Felipe Melanchton.

III – JOÃO CALVINO, O Sistematizador da Reforma
            Enquanto Lutero foi a voz profética da Reforma, Calvino foi o organizador.
            Seu nascimento ocorreu em Noyon, França, em 10 de julho de 1509. Estudou direito, filosofia e teologia. Era um humanista. Antes de sua dedicação aos tratados teológicos, já se destacava como humanista.
            Aos 26 anos, concluiu sua grande obra, reconhecida até hoje: As Institutas da Religião Cristã. Na teologia de Lutero se destacava a justificação pela fé, na de Calvino a soberania de Deus. Após a morte de seu pai, dedicou-se ao estudo do grego e hebraico. Isto permitiu que ele elaborasse excelentes comentários sobre os livros da Bíblia.
            Foi um grande exegeta, teólogo e pastor. É considerado o pai da exegese moderna. Além de reformador foi um grande incentivador da educação. “Em substituição à Academia, ele criou em Genebra um sistema de educação em três níveis, hoje conhecida como Universidade de Genebra, fundada em 1559. Sua ênfase sobre a educação chegou aos Estados Unidos, quando algum tempo depois os puritanos, calvinistas, criaram escolas no novo mundo.” (CAIRNS, p. 254)
            Sua obra, As Institutas, tornou-se a principal referência em termos de teologia reformada. A teologia decorrente de seus ensinos ficou conhecida como calvinismo, o que também servia para diferenciá-la da teologia luterana.
            Seu último sermão foi pregado em 6 de fevereiro de 1564, quando muito enfermo, foi levado a igreja em uma cadeira de rodas. Em uma reunião com os ministros em Genebra, um mês antes de sua morte, declarou: “A respeito de minha doutrina, ensinei fielmente e Deus me deu graça de escrever. Fiz isso de modo mais fiel possível e nunca corrompi uma só passagem das Escrituras, nem conscientemente as distorci. Quando fui tentado a requintes, resisti à tentação e sempre estudei a simplicidade. Nunca escrevi nada com ódio de alguém, mas sempre coloquei fielmente diante de mim o que julguei ser a glória de Deus.” (FERREIRA, 54)
            Faleceu em 27 de maio de 1564.
"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé." (Rm 1.16 e 17).

O Brado da Reforma

1) Sola Scriptura (Somente a Escritura)
2) Sola Gratia (Somente Pela Graça)
3) Sola Fide (Somente pela Fé)
4) Solus Christus (Somente por Cristo)
5) Soli Deo Gloria (A Glória somente a Deus)

FRASES

FRASES


"A única preocupação do Estado parece ser a prevenção dá gravidez e assepsia física, o não contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Não há preocupação com a assepsia moral, ética, com o significado dá sexualidade humana e como ela poderia ser vivenciada para garantir a realização plena, a felicidade, a alegria". - Ageu Heringer Lisboa – psicólogo


"Quando me encontro em dificuldades, sem poder descobrir um meio de avançar,  quando todas as portas parecem fechadas, eu me ajoelho e faço oração. Depois quando me levanto, posso ver melhor as coisas. Tudo se torna mais claro". - Samuel Morse - inventor do telégrafo



“Em uma sessão de cinema você desliga o celular, faz silêncio e se concentra no filme. Nem sai para ir ao banheiro, pois pode perder alguma cena importante. Você fica ali uma hora e meia, duas horas, com olhos fitos na tela e concentração. Lembre-se disso da próxima vez que entrar na igreja para cultuar ao Senhor. A mensagem dele merece mais atenção do que qualquer filme de cinema”... - Rev. Ageu Magalhães

AVIVAMENTO É SEDE DE DEUS

AVIVAMENTO É SEDE DE DEUS


            A grande maioria das pregações contemporâneas proclama a necessidade de buscarmos a bênção de Deus. As pessoas correm atrás de prosperidade, saúde e milagres. Querem sempre e nunca se satisfazem. Avivamento, porém, não é sede de bênção, mas sede do abençoador; não é sede de coisas, mas sede de Deus. Ainda que tivéssemos todas as bênçãos de Deus, estaríamos insatisfeitos. Só Deus nos satisfaz. Só ele dá razão à nossa vida.



Hernandes Dias Lopes

NÃO VÁ AOS CULTOS

NÃO VÁ AOS CULTOS
Série: Como Afundar Sua Igreja local 1


            Um dos maiores assassinos da igreja é a diminuição da frequência aos cultos, reuniões de oração e para o crescimento espiritual. Muitos não estão nem aí para os cultos. Vão pouquíssimo ou nunca participam nos ministérios e grupos pequenos de sua igreja. Nem levam os filhos. Nem convidam ninguém. Nada. Nadicadenada. A pessoa que não congrega parece dizer quero que esta igreja feche de uma vez por todas." Tem um personagem na Bíblia que esta parece ser a missão dele: fechar, encerrar, dispersar, acabar com a igreja local.
Num ajude ele não! Viu!



Pastor Jeremias Pereira

Boletim Informativo de Abril de 2017 - Igreja Presbiteriana de Nova Era - MG



terça-feira, 21 de março de 2017

2017-03-19 e 18 - UPA E Galera de Guanhães - Igreja Presbiteriana de Nova era - MG



2017-03-16 - Recepção de Novos Membros em Dionísio



2017-03-14 - Mutirão de Visitas - Centro



Diário de Bordo Projeto Semeadores – Morro da Garça - MG



Diário de Bordo Projeto Semeadores – Morro da Garça - MG

1º Dia
                Um dia muito especial. Deus nos abençoou e chegamos bem.
Semeamos num calor intenso, sol escaldante. O Senhor enviou a chuva só depois que terminamos de Semear.
                À tarde fomos para a praça fazer o trabalho das crianças. Choveu torrencialmente e não foi possível. Então ficamos na praça louvando e adorando sob uma tenda. Bom demais! O culto à noite foi outro evento maravilhoso. Conhecemos novos irmãos. Éramos gente de Nova Era, Guanhães, Belo Oriente, Curvelo, Morro da Garça, BH....  Todos unidos para distribuir a Palavra. Tempo maravilhoso!
                Semeamos e então Deus mandou a chuva para regar a semente. E ela há de produzir a 30, 60 e 100 por 1.

                142 Bíblias distribuídas.


2º Dia
                Nesse segundo dia amanheceu chovendo muito. Na hora de semearmos a chuva parou quando saíamos. Quando terminamos a semeadura a chuva caiu outra vez. Fomos provados em nossa fé.
                Todos ficamos felizes e o povo de Morro da Garça também. Eles ficaram felizes com o presente e com a chuva. Diziam que nós chegamos trazendo a chuva que estava fazendo falta na região.
                À tarde tivemos programação com as crianças que foi divertidíssima.
                O Culto à noite foi maravilhoso também.

                147 Bíblias distribuídas.


3º Dia
                Esse foi um dia especial. Foi quando concluímos a distribuição em Morro da garça. Só choveu após termos terminado a distribuição de Bíblias.
                Queríamos muito ter feito a área rural, porém, não tínhamos carros disponíveis para isso.
                Levamos 864 Bíblias para Morro da garça e as que não entregamos deixamos em Morro da Garça para que os irmãos de Curvelo e Morro possam usar para concluir a obra.
                O trabalho das crianças foi lindo e o culto noturno inspirador.

                250 Bíblias distribuídas.


                Um total de 539 Bíblias distribuídas.

4º Dia
                No quarto dia já havíamos concluído a semeadura. Então nos reunirmos para compartilhar o que transbordava em nossas mentes e corações. Foi uma manhã emocionante e edificante. Todos testemunharam como o “Semeadores” os tocou e transformou.
                À tarde tivemos o último trabalho com as crianças. Ficamos felizes, pois, sentimos que elas aprenderam a nos amar. E o sentimento é recíproco.
                Morro da Garça ficará para sempre em nossos corações.
                Nunca nos esqueceremos das pessoas que conhecemos.


                Com todas as ofertas recebidas compramos 864 Bíblias que foram todas doadas a Morro da Garça.



Frutos imediatos do Semeadores

“Irmãos e irmãs, foi maravilhoso passar estes dias com vocês e juntos compartilhar de tanta coisa boa, como o evangelismo e os momentos de culto”. – Gilliard – Curvelo

“Gente, ainda não consegui sossegar o coração e a mente para me concentrar no trabalho. Ainda estou processando tudo que aconteceu em Morro da Garça”! (Um dia após a viagem) – Maria Angela – Nova Era

 “Experiência melhor é só no próximo encontro. Quero dizer que foi muito produtivo, gratificante, edificante, amável estar com vocês nesses dias que estivemos juntos nessa partilha. Peço a Deus que nos abençoe”. – José Hermógenes – Nova Era

“Efésios: 3. 20, 21. ‘Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém’. Esse foi o texto da minha devocional de hoje e tem tudo a ver com o sentimento que ficou no meu coração na volta de Morro da Garça : Deus fez mesmo muito mais do que eu poderia imaginar! Ele é misericordioso e fiel! Louvado seja o Senhor!” – Maria Angela – Nova Era

“Agradeço a todos os Semeadores pelo final de semana abençoado em Morro da Garça. Tenho certeza que as sementes lançadas irão produzir a 100 por 1. Que o nosso Senhor continue dando esta visão missionário para todos vocês”! – Renato Coura – Belo Oriente

“Eu agradeço o momento que tive com vocês. Vendo de perto o agir de Deus. Lembrarei hoje de orar por vocês, pela continuação da semeadura”. – Alef Fortunato – Belo Oriente

“Vou guardar cada um no meu coração. Já os amava antes de conhecer, mas depois que conheci passei a amar mais ainda. Vocês são lindos, benção demais”! – Brenda – Morro da Garça

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça." (João 15:16a).
“Um pouco difícil descrever o que o Senhor operou em nossas vidas e por meio das nossas vidas nos últimos quatro dias. GRATIDÃO é o que resume tudo isso. Os planos do Senhor são perfeitos, e infinitamente maiores que os nossos. Só tenho a agradecer a Deus pela vida de todos que se empenharam, e se envolveram de alguma forma para que esse projeto acontecesse. Pela oportunidade que Ele me deu de estar ali, e reafirmar os planos dEle para minha vida! Aos moradores de Morro da Garça que nos receberam tão bem. E pelo privilégio de conhecer pessoas tão maravilindas, unidas no mesmo propósito de compartilhar a grandeza do amor de Deus! Foi um presente servir ao Senhor junto com vocês!!! Amigos mais chegados que irmãos. Que cada semente plantada ali venha florescer e frutificar para honra e glória de Deus! E prossigamos em semear a palavra do Senhor”! – Lívia – Nova Era

“Ai me perguntam como foi meu carnaval. Foi assim hooooooooooo. Mais de 500 Bíblias distribuídas. Quase 650 visitas feitas. Uma cidade impactada pelo Evangelho de Cristo” – Simão Pedro – Curvelo

“Como foi este fim de semana? Maravilhoso, simplesmente. Ir pra uma outra cidade me reunir com irmãos que a maioria eu não conhecia; ser bem recebido por todos e desfrutar de momentos de profunda comunhão; e melhor, distribuir mais de 500 bíblias gratuitamente de casa em casa, cumprindo um pouco do Ide do Senhor e levando o evangelho de Cristo... ah, isto não tem preço.  Só agradeço a Deus e a todos os irmãos que me proporcionaram dias tão maravilhosos. Glória a Deus”! – Gilliard – Curvelo

“Existem acontecimentos na vida que são inexplicáveis. Como estes que ocorreram em Morro da Garça. Deus mudou o tempo para nos mudar diante dá majestosa natureza que Ele mesmo criou”. – Oziel Souza – Curvelo


“De todas as minhas experiências na caminhada cristã Morro da Garça foi um divisor de águas em todas as áreas da minha vida. Viver a soberania de Deus ao nos guiar, parando a chuva, enviando a chuva, pra mim foi revelação do cuidado de Deus. Ele sabe tudo o que precisamos e a hora em que precisamos. E Ele anseia em nos ver cumprindo o IDE. Que venham mais semeadores. Amo vocês irmãos, contem sempre comigo”. – Ana Laurinda – Nova Era / BH



2017-02-21 - Mutirão de Visitas - Aroeiras



2017-02-20 - Departamental da SAF na Casa de Cléria



2017-02-14 - Mutirão de Visitas - Manjay



2017-02-11 - Galera da UPA em BH




2017-02-11 - Culto da Federação de Mocidades do Presbitério das Alterosas na Igreja Presbiteriana de Nova Era - MG



segunda-feira, 20 de março de 2017

2017-02-10 - Visita da Família Bendia a IP Nova Era



2017-01-31 - Mutirão de Visitas



2017-03-12 - Rev. Juba e Família na IP Nova Vista - BH



2017-01-08 - Pregando na IP Nova Jerusalém - Mantimento



2017-01-06 - Pregando na Congregação do B Filomena em Sta. Margarida



2016-11-23 - Palestra na Escola Estadual Marques Afonso em São Domingos do Prata - MG



2016-11-19 - Acamp da Fed de UPAs e UMPs do PALT



2016-12-31 - Vigília da Virada



2016-12-29 - Recepção de Tiago - Adelina e Silas em Dionísio



2016-12-25 - Culto e Recepção de Novos Membros na Igreja Presbiteriana de Nova Era



2016-12-18 Lançamento do Zequinha e Cantata de Natal



2016-11-27 - Orando por Esaú



2016-11-26 - Congresso Unificado - PALT





2016-11-20 - Recepção do Daniel como Membro



2016-11-06 - Culto com Ceia e Emerência de Sócios da UPH