terça-feira, 11 de outubro de 2011

Diretrizes de como conduzir-se a si mesmo na Caminhada Cristã.

Carta de Jonathan Edwards a uma jovem
Escrita no ano de 1741


Minha querida jovem amiga,

Como  era  do  seu  desejo  que  eu  a  mandasse,  por  escrito,  algumas diretrizes  em  como  conduzir-se  a  si  mesma  em  sua  Caminhada Cristã,  agora  o  faço.  As  doces  lembranças  das  coisas  maravilhosas
que vi em sua igreja inspiram-me a fazer qualquer coisa que estiver a meu alcance, contribuindo para a alegria e prosperidade espirituais do povo de Deus que aí está.

1.  Aconselho-te  a  manter  o  esforço  e  o  fervor  na  religião,  como  se estivesse  em  seu  estado  natural,  procurando  converter-se. Aconselhamos  pessoas  com  convicção  a  serem  fervorosas  e
violentas  para  o  Reino  dos  Céus;  mas  elas  não  devem  ser  menos vigilantes,  trabalhadoras  e  fervorosas  na  seara  quando  já convertidas,  porém,  ainda  mais,  pois  há  infinitas  coisas  a  mais  a  se
fazer.  Por  ser  esta  uma  característica  que  nos  falta,  muitas  pessoas, em poucos  meses de conversão, começam a perder seu doce e vivo senso  das  coisas  espirituais,  crescendo  geladas  e  em  trevas,
“desviando-se  da  fé  e  a  si  mesmos  se  atormentando  com  muitas dores” (1 Tm 6; 10),  enquanto  se  tivessem  atentado  às  palavras  do apóstolo em Filipenses 3; 12-14, seus caminhos seriam como “a luz
da  aurora,  que  vai  brilhando mais  e  mais  até ser dia perfeito” (Pv 4; 18)

2.  Não  deixe  de  procurar  a  Deus,  de  jejuar  e  orar  pelas  mesmas coisas  que  exortamos  a  pessoas  não-convertidas  a  orar  e  jejuar, tendo  você  já  passado  por  este  processo.  Ore  para  que  seus  olhos
estejam abertos, para que receba  a visão correta, conhecendo-te a ti mesma, e para seus pés descansem em Deus. Que você veja a glória de Deus e Cristo, e tenha o amor de Cristo derramado em todo o teu coração.  Aqueles  quem  tem  a  muitas  destas  coisas,  ainda  assim precisam  orar  por  elas,  pois  ainda  há  tanta  cegueira,  dificuldade, orgulho  e  corrupção,  que  necessitam  ter  o  trabalho  de  Deus  sobre eles a fim de receber luz e vida, sendo trazidos da escuridão  para a maravilhosa luz de Deus, recebendo como que uma nova conversão e  ressurreição  dos  mortos.  Há  poucos  deveres  convenientes  a  um não-convertido que também não o são, de certa maneira, para o povo de Deus.

3.  Quando  ouvir  a  um  sermão,  ouça  por  si  mesma.  Mesmo  que provavelmente  o  que  está  sendo  pregado  seja  para  não-convertidos ou  para  aqueles  que,  de  outras  maneiras,  estão  em  diferentes
circunstâncias que você. Assim, deixe com que a principal intenção de sua mente seja a ponderação: em quais aspectos isto é aplicável a mim? E em que posso melhorar para o próprio bem de minha alma?

4.  Apesar  de  Deus  ter  perdoado  e  esquecido  seus  pecados,  não  os esqueça:  lembre-se  sempre  deles,  de  como  era  uma  escrava  sem esperança na terra do Egito. Traga à memória suas ações de pecado antes  de  sua  conversão,  assim  como  o  apóstolo  Paulo  está  sempre mencionando  sua  antiga  atitude  de  blasfêmia,  em  que  perseguia  o Espírito  e  maltratava  o  povo  de  Deus,  humilhando  seu  coração, dizendo  ser  “o menor dos apóstolos”,  indigno  de  “ser chamado apóstolo”,  “menor  dos  santos”  e  “o  maior  dos  pecadores”. Confesse  sempre  seus  pecados  a  Deus  e  deixe  com  que  este  texto esteja sempre em sua mente: “para que te lembres e te envergonhes, e  nunca  mais  fale  a  tua  boca  soberbamente,  por  causa  do  teu opróbrio,  quando  eu  te  houver  perdoado  tudo  quanto  fizeste,  diz  o
SENHOR Deus.” (Ez 16; 63)

5.  Lembre-se  que  você  tem  muito  mais  motivos  para  lembrar-se  e humilhar-se dos seus pecados agora, desde que se converteu, do que antes.  Tudo  isso  se  deve  a  suas  muitas  obrigações  para  com  a  vida com Deus, olhando para os escolhidos de Cristo, amando sempre sua amabilidade, apesar de toda a sua falta de valor desde sua conversão.


 6. Esteja sempre vigilante para com seu contínuo pecado e não pense que  você  se  preocupa  muito  com  ele.  Ainda  sim,  não  esteja desencorajada  nem  permita  que  ele  anule  seu  coração,  pois,  apesar de  sermos  exageradamente  pecadores,  temos  um  Advogado  com  o Pai,  a  saber,  Jesus  Cristo,  o  Santo.  O  sangue  cuja  preciosidade,  o mérito  cuja  retidão,  a  grandeza  cujo  amor  e  fé  infinitamente sobrepujam as mais altas montanhas de nossos pecados!

7.  Quando  começar  a  orar,  ou  tomar  parte  na  Ceia  do  Senhor,  ou participar  de  qualquer  outra  atividade  de  adoração,  venha  a  Cristo como Maria Madalena fez!  Venha, e coloque-se aos Seus pés, e os beije,  derrame  perante  Ele  o  doce  óleo  perfumado  de  amor  oriundo de  um  coração  puro  e  quebrantado,  como  ela  derramou  o  perfume precioso de sua jarra de alabastro! “E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com os
próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento.” (Lc 7; 37-38)

8.  Lembre-se  que  orgulho  é  a  pior  víbora  do  coração,  o  grande distúrbio  da  paz  da  alma  e  da  doce  comunhão  com  Cristo:  foi  o primeiro  pecado  e  se  encontra  bem  baixo  na  fundação  da  obra  de Satanás,  sendo  muito  dificilmente  arrancado  fora,  pois  é  o  mais escondido,  secreto  e  arruinador  de  todas  as  luxúrias,  inserindo insensibilidade  no  meio  da  religião  e  até  mesmo  sob  a  desculpa  de
humildade.  “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba,  a  arrogância,  o  mau  caminho  e  a  boca  perversa,  eu  os aborreço.” (Pr 8:13)

9. Que você faça um correto julgamento de si mesma, vendo sempre nos  outros  as  melhores  descobertas,  o  melhor  conforto,  pois  têm esses  dois  lados:  uns  te  fazem  menor  e  insignificante,  como  uma criança.  Outros,  animam  e  consertam  seu  coração  em  uma disposição  firme  em  negar-se  a  Deus, passar  tempo  com  Ele  e  por Ele.

10.  Se  em  algum  momento  você  se  encontrar  em  dúvidas  sobre  o estado  de  sua  alma,  em  partes  escuras  e  sem  sentido,  é  necessário rever  sua  experiência  passada.  Mas  não  invista  muito  tempo  e
esforços  neste  caminho.  Ao  contrário,  disponha-se  com  todo  o  seu ser a procurar ardentemente uma nova experiência, nova luz, novas ações de fé e amor. Uma nova descoberta da gloriosa face de Cristo
fará  mais  sobre  aterrorizadoras  nuvens  negras  do  que  examinar experiências passadas durante um ano, sob as melhores nuances que podem dar.

11.  Quando  pouco  se  exercita  a  graça  e  a  corrupção  prevalece juntamente  com  o  medo,  não  tente  tirar  isto  de  seu  coração  de qualquer  outra  maneira  além  de  reviver  o  amor  a  Deus.  Assim,  o medo  será  efetivamente  expulso,  como  a  escuridão  desaparece  de um quarto quando os deliciosos raios de sol penetram-no.

12.  Quando  aconselhar  e  alertar  as  pessoas,  o  faça  com  vontade  e afeição, com firme convicção.  Lembre-se que estará falando ao seu próximo  deixando  que  suas  palavras  contenham  expressão  de  sua
própria  pequenez,  mas  também  da  graça  soberana  que  te  faz diferente.

13.  Se  você  organizar  encontros  devocionais  com  jovens  mulheres como  você,  uma  vez  a  cada  certo  tempo,  além  de  participar  de outros encontros gerais, será muito proveitoso e útil.

14.  Em  quaisquer  dificuldades,  necessidades  ou  longos  períodos  de escassez,  qualquer  caso específico,  para  você  ou  outros,  separe  um dia para oração secreta e jejum. Gaste o dia, não tão somente pelas petições que faz, mas procurando seu coração olhando para sua vida, confessando seus pecados perante Deus. Não como se costuma fazer quando se ora publicamente, mas como um resumo a Deus de todos os  pecados  de  sua  vida,  desde  a  infância,  antes  e  depois  da conversão, incluindo as circunstâncias e decaídas em relação a eles, apresentado diante d’Ele todas as particulares abominações de seu coração da maneira mais completa possível.

15.  Não  permita  que  os  adversários  da  cruz  reprovem  a  verdadeira religião. Quão retamente deveriam se comportar os filhos remidos e amados  do  Filho  de  Deus!  Ainda,  “caminhem como filhos da luz e do  dia”  e  “adquira  a  doutrina  de  Deus  seu  Salvador”.  E, especialmente,  pondere  sobre  as  virtudes cristãs  que  te  fazem parecida  com  o  Cordeiro  de  Deus.  Seja  humilde  e  submissa  de coração,  pura,  celestial,  amando  a  todos.  Faça  atos  de  amor  aos outros  e  auto-negação  pelos  outros.  Que  haja  em  você  uma disposição em pensar sobre os outros maior do que em você mesma.

16.  Na  sua  vida,  caminhe  com  Deus  e  siga  a  Cristo  como  uma pequena,  pobre  e  desprotegida  criança  tomando  a  mão  de  Cristo. Mantenha  seus  olhos  nas  marcas  das  feridas  em  Suas  mãos  e  lado, donde  veio  o  sangue  que  te  purifica  do  pecado,  escondendo  sua nudez nas vestes brancas celestiais.

17.  Ore  frequentemente  pelos  ministros  da  igreja  de  Deus, especialmente para que Ele continue seus glorioso trabalho que tem começado, até o dia da terra estar cheia de Sua glória.


Fonte: http://gracegems.org/26/Edwards_letter.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário