sexta-feira, 19 de julho de 2024

Seja Alegre!


Palavra Viva – 004

 

Seja Alegre!

 

“Abra o seu coração e receba a Palavra Viva”.

 

                “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. (Fp 4. 4)

 

                Então, nós devemos buscar a Alegria. Devemos buscar a Alegria mais do que a gente imagina. A Alegria, não é algo para a gente receber, simplesmente. A Alegria deve ser buscada. A Alegria não é algo que eu espere cair do céu, mas eu preciso buscar. O texto diz: “Alegrai-vos”! É um imperativo. É uma ordem, um mandamento. Assim, a primeira coisa que você precisa saber sobre Alegria é que buscar a Alegria não é uma opção. Buscar a Alegria é uma ordem, é um mandamento, é imprescindível. O verbo é “alegrai-vos”. Então busquem Alegria, fiquem alegres. Nós não temos outra opção além de buscar Alegria.

                Mas, quando buscar Alegria? Você deve buscar alegria sempre, quer as coisas estejam tranquilas, quer as coisas estejam turbulentas. Quer você esteja livre, ou esteja preso, você deve buscar a Alegria todos os dias, em todos os momentos. Quem falou que deve ser assim? O homem que estava preso, estava sendo condenado, julgado, mantido cativo injustamente. E, ainda assim, disse para nós buscarmos a alegria. Alegria deve ser algo que almejamos em qualquer circunstância e em qualquer situação. Porque “a Alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8. 10). Devemos buscar a alegria em todo tempo. E Paulo é enfático com relação a isso. Ele diz “outra vez eu vou repetir o mandamento: alegrem-se”. Por quê? Porque ele espera que essa seja uma marca distintiva de cada um de nós cristãos, a Alegria. Ele espera que busquemos alegria. Ela não deve ser simplesmente esperada. Alegria não deve ser simplesmente almejada. Devemos escolher estar alegres. Devemos buscar motivos de Alegria e gratidão. E, se pensarmos naquilo que Cristo fez por nós na cruz, na sua obra redentora, maravilhosa, no quão gracioso Ele É, então eu posso te dizer com toda certeza: nós temos mais motivos do que a gente imagina para sermos alegres. Mais do que qualquer um possa imaginar para vivermos alegres. Que Deus te abençoe e que você busque a Alegria! Não importando a situação que vivemos hoje, ou que viveremos, ou que tenhamos vivido, busquemos a Alegria! Em nome de Jesus!

 

“É tempo de falar com o Senhor do universo”.

 

                Querido Deus, nós clamamos ao Senhor que esta verdade entre no nosso coração e que busquemos a Alegria do Senhor todos os dias, cada dia. Que cada dia seja o dia de buscar a Tua alegria maravilhosa, tremenda. Que em nome de Jesus, o nosso amado Salvador, nós possamos nos lembrar de todos os benefícios do Senhor para conosco. Possamos nos lembrar de todas as tuas promessas, de todas as vezes em que a tua mão poderosa agiu em nossas vidas e tem agido. Então, que vivamos em Alegria. E assim seremos fortalecidos, sobretudo nesses dias. Que a alegria seja derramada sobre nós e que sejamos fortalecidos pelo Senhor, pela Tua Alegria, pela ação do Senhor em nome de Jesus, amém! 


Juberto Oliveira da Rocha Júnior

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Os Passos Para a Mudança

 


Palavra Viva – 003

 

Os Passos Para a Mudança

 

“Abra o seu coração e receba a Palavra Viva”.

 

                “Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés”. (Lc 15.17–22)

 

                Esses versículos estão incluídos na história do filho pródigo que a maioria dos cristãos conhece. Aquele filho que pediu sua herança ao seu pai, foi-se embora e gastou todo o seu dinheiro de uma maneira indevida, gastou tudo e chegou à pobreza total. Agora ele desejava comer a comida dos porcos e nem isso lhe era dado. E ele, sendo um judeu, considerava o porco um animal imundo. Agora, nem a comida desse animal imundo ele podia comer. Ele chegou a um estado deplorável. Ele jogou fora a sua herança. E agora? Como mudar essa situação? Quais os passos a se tomar?

                1º Passo para a mudança: Caia em si. Admita a sua condição. O verso 17 diz “então, caindo em si”. O que é cair em si? De repente, tem aquele estalo! Eu entendo o que estou fazendo e onde eu estou. Percebo o que está acontecendo comigo. E, no caso dele, foi assim: “Gente, quantos trabalhadores lá na casa do meu pai? E eles têm pão com fartura. E eu estou aqui morrendo de fome. É melhor ser um servo na casa do meu pai do que estar livre nesse mundo”. Ele caiu em si. É a primeira coisa que a gente tem que fazer em qualquer área da vida. Se você tem um vício, você tem que cair em si e admitir que você tem. É difícil, não é? Se você tem um problema, caia em si e admita que você tem esse problema. Se você tem uma luta, lute-a! Admitir que você tem esse problema é cair em si. E tomar ciência da sua condição é o primeiro passo para a mudança.

                2º Passo para a mudança: Tomar a decisão. O verso 18 diz que o filho resolveu mudar as coisas. Ele diz : “Levantar-me-ei e irei ter com meu pai”. Eu vou me levantar, eu vou procurar o meu pai e eu vou dizer pra ele: “Pai, eu pequei muito contra o senhor, pequei contra o céu. Não sou digno de ser chamado seu filho. Eu perdi a minha herança. Eu fui embora. Eu quero ser como um dos seus trabalhadores”. Assim, ele tomou uma decisão. “É melhor procurar o meu pai e me humilhar e consertar essa situação”. Então, ele tomou ciência da sua condição. Ele caiu em si e agora ele toma uma decisão. E assim a gente tem que fazer. Você tem um vício: Toma uma decisão! Eu vou largar isso. Você tem um problema conjugal? Tome uma decisão! Eu vou resolver isso. Você tem um problema em qualquer área? Admita que você tem esse problema e diga: “Eu vou resolver isso!

                E agora? Agora vem a parte mais desafiadora e mais difícil dessa história toda: o terceiro passo.

                3º Passo: Transformar a decisão numa atitude prática. E ele o fez. Veja o verso 20: “E, levantando-se, foi para o seu pai”. E ele fez o que ele disse que iria fazer. Ele fez exatamente o que ele disse que tinha que ser feito. É difícil, às vezes, fazer. Mas, é o que a gente tem que fazer. Se você precisa de ajuda, procure ajuda! Se você precisa de apoio, procure apoio. Se você entendeu e percebe que é incapaz de resolver as coisas sozinho, admita e transforme a sua decisão numa atitude prática. A gente é muito bom em diagnosticar as coisas e a gente sabe o que tem que ser feito. Fazer é que é o grande problema! E isso envolve o quarto ponto que conclui nosso processo.

                4º Passo: Dependa da graça do Pai. Dependa do Senhor Jesus para tudo. Dependa do Deus Pai, Filho e Espírito Santo, da Trindade Santa. O verso 20 continua dizendo que “vinha ele (o filho) ainda, pela estrada, lá longe, quando seu pai o avistou, e, compadeceu”. O pai ficou compadecido, sentiu a dor de seu filho e “correndo, o abraçou e o beijou”. É possível uma mudança? É possível! É possível transformar suas decisões em atitudes práticas, porque o Deus-Todo-Poderoso e gracioso, Ele age e Ele continua a agir. Vamos transformar a condição da nossa vida. Vamos aproveitar esse tempo que estamos vivendo agora para fazer uma autoanálise, fazer um autoexame. Tomar a decisão que precisa ser tomada e transformar essa decisão em atitude prática. E confiar na graça do Senhor para isso. Nós conseguiremos! Você vai conseguir e eu também. Em nome de Jesus!

 

“É tempo de falar com o Senhor do universo”.

 

                Pai querido, muito, muito obrigado pela Tua graça e pela Tua Palavra que nos desafia. Ajuda-nos a admitir o que precisarmos admitir. Ajuda-nos a aceitarmos nossos pontos fracos, nossas fraquezas e nossos problemas. Abençoa-nos para que mudemos. Que, ao diagnosticar tudo isso, o Senhor nos dê forças para que a gente tome as decisões mais corretas, busque ajuda, clame mesmo. Mas, mais do que isso, para transformarmos essas decisões em atitudes práticas. Para isso, nós confiamos na graça do Senhor Deus. Nós confiamos na graça e na obra do Senhor Jesus. Para isso nós confiamos no Teu amor tremendo e na obra do Espírito Santo nas nossas vidas. Ajuda-nos a confiar na Tua graça e ajuda-nos a sermos mudados e transformados em nome de Jesus. Amém.


Juberto Oliveira da Rocha Júnior


terça-feira, 16 de julho de 2024

Haja luz


 Haja luz


“Abra o seu coração receba a Palavra Viva”.

 

                “Disse Deus: ‘haja luz’ e houve luz” (Gn 1. 3).

 

                Você já ficou assombrado com a ideia de não enxergar? Você já ficou assombrado no escuro? Ou seja, ficou temeroso quando estava num caminho em que não havia luz? Era noite, não havia lua e você teve medo? Isso é normal. Todos nós precisamos de luz. A luz é maravilhosa, é preciosa, é importante e, sobretudo, precisamos de luz para o nosso interior, para a nossa alma, para o nosso coração. Deus É Luz. Em Tiago 1: 17 está escrito assim: “Toda a boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”. O Senhor É Luz. Ele é a luz que não varia. Ele é a luz que não oscila. Ele é a luz verdadeira, constante, que dirige os nossos caminhos. Nós precisamos dele mais do que tudo. Precisamos de luz. Em dias sombrios, em dias incertos, em dias em que a nossa mente fica preocupada e confusa com a incerteza desse mundo, nós precisamos de luz. O Senhor Deus É Luz. Nós precisamos de luz, e Jesus é a nossa luz. João 1: 4 diz assim: “a vida estava nele e a vida era a luz dos homens”. Jesus É a Luz, Ele é a Vida. Só Ele pode trazer para nós vida de verdade. Toda a nossa vida está nas mãos dele. Quer você entenda isso ou não, quer você creia nisso ou não, toda a nossa vida está nas mãos dele. E Ele, Jesus, é a nossa luz. Só Ele pode trazer luz ao nosso coração. Nós não podemos achar o caminho sem a Luz, sem Jesus. Jesus nos deixou a Sua Palavra para que encontrássemos o Caminho que é Ele. Ele, Jesus, é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14. 6).

                Para encontrarmos o caminho, para sabermos se estamos na direção certa, Ele nos deixou a sua Palavra. E em Salmos 119: 105 diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”. Os dias podem parecer escuros, mas Jesus é a nossa luz e para que nós o encontremos, e para que andemos na luz, Ele deixou a sua Palavra, a Bíblia Sagrada, para que a gente encontre o caminho, a “porta da salvação” (Jo 10. 9).

                E depois de recebermos a luz de Jesus em nossos corações, nós somos chamados para ser luz. E no evangelho de Mateus, no capítulo 5, no verso 14, está escrito: “Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder a cidade edificada sobre um Monte”. Nós devemos brilhar! Jesus traz luz ao mundo. Jesus é a nossa luz. Jesus nos enche da sua luz. Enche o nosso coração, da sua luz e espera que agora nós possamos brilhar para que os outros vejam Jesus e Sua Glória, a sua Luz, seu Resplendor. Vivemos dias difíceis? Vivemos, mas Jesus é a nossa luz. Ele nos aponta o caminho. Ele nos deixou a sua Palavra para que nós acertamos o caminho e Ele espera que nós sejamos os luzeiros que vão conduzir outros ao caminho certo. Esses dias são escuros, mas confie nele para iluminar a sua vida e o seu caminho. Ele, Jesus, é a luz que vinda ao mundo traz claridade. Olhe para Jesus, olhe para a sua Palavra. E aqueles que já O encontraram, seguem e tem a luz de Jesus em seu coração, que sejam luz também brilhando no meio de um mundo de trevas.

 

“É tempo de falar com o Senhor do universo”.

 

                Pai querido, obrigado, porque um dia o Senhor trouxe a existência todas as coisas, e neste dia o Senhor criou a luz. Porque o senhor não precisa, mas o Senhor criou a matéria luz para que nós pudéssemos enxergar, preparando tudo para que existíssemos. Muito obrigado, porque, apesar do pecado que traz escuridão aos nossos olhos e ao nosso coração, apesar dele, não obstante o pecado, o Senhor, com a Sua abundante graça vem na pessoa de Jesus e traz luz ao mundo, ilumina o coração de todo aquele que crê. E agora o Senhor espera que sejamos luz. Senhor, que não percamos de vista sua Luz no meio de dias tão difíceis. Que as pessoas que nos ouvem possam receber da Luz de Jesus e receber a Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador. E que sejamos luz, sejamos luzeiro, sejamos lâmpadas a iluminar esse mundo. Que a graça do Senhor esteja sobre nós! Nós oramos em Teu Nome, Jesus, nossa luz. Porque o Senhor é a porta, porque o Senhor é a nossa salvação. Ilumina o nosso caminho. Amém!


Juberto Oliveira da Rocha Júnior

terça-feira, 2 de julho de 2024

Complexo Vitamínico do Cristão


Complexo Vitamínico do Cristão

 

Um cristão deve fazer um exame de saúde de sua espiritualidade. Um Cristão deve examinar se está faltando alguma das vitaminas do complexo vitamínico de Cristo. A lista das vitaminas é:

 

A – Amor e Alegria

B – Bondade e Benignidade

C – Comunhão e Consagração

D – Doação e Domínio Próprio

E - Esperança

F – Fé e Fidelidade

G - Gratidão

H - Humildade

I - Integridade

J - Jejum

L – Louvor e Longanimidade

M - Mansidão

N - Nobreza

O - Oração

P – Palavra e Paz

Q - Quebrantamento

R - Reconciliação

S - Santificação

T - Testemunho

U - Unção

V - Verdade

Z – Zelo

 

Faça um hemograma diário do espírito, examinando-se pela Bíblia e oração, e certifique-se de que tem todas as vitaminas de “A” a “Z”.

 

 

Rev. Juberto Oliveira da Rocha Júnior

Conselheiro Pena (MG), 1º de julho de 2024

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Ordem no Caos


Palavra Viva - 001

Ordem no Caos

“Abra o seu coração e receba a Palavra Viva”

“No princípio criou Deus os céus e a Terra” (Gn 1. 1) e Deus estava no princípio ordenando todas as coisas. Ele trouxe ordem ao caos. Ele pode trazer ordem a todas as áreas da sua vida. Creia, agora as coisas parecem estar bagunçadas. A gente vive um tempo diferente, um tempo desafiador, um tempo que está nos fazendo repensar muitas coisas. Parece que tudo ficou de cabeça para baixo. Parece que tudo está um caos. Parece que tudo está revirado, mas aquele que pôs ordem em todas as coisas na criação, põe em ordem sua vida também. Deus, Ele faz com que todas as coisas no universo trabalhem em harmonia, então Ele pode trazer harmonia a sua vida também. É simples assim. É simples para Ele. O Senhor pode trazer harmonia ou organização mesmo em meio a dias tão difíceis como os que a gente tem agora. Em dias de coronavírus, em dias de pandemia, dias de más notícias. Mas a boa notícia é que o Deus verdadeiro é poderoso para trazer ordem no caos. Não somos obra do acaso. Deus cuida de todas as coisas e nada, nada acontece por acaso. Tudo tem um propósito e nós precisamos crer que, assim como tudo que Deus criou tem um propósito, tudo o que está acontecendo agora também tem um propósito. Nós não acreditamos em coincidências. Nós acreditamos na providência. Nós não acreditamos em acaso, mas acreditamos que o Deus-Todo-Poderoso governa todas as coisas. Há muita coisa bagunçada em sua vida, há muita coisa bagunçada nas nossas vidas, com certeza. Clame a quem pode organizar tudo. Clame a quem pode organizar sua casa, seu trabalho, sua vida, seu coração. Clame àquele que pode nos dar vida eterna. “Acaso para o Senhor, há coisa demasiadamente difícil”? (Gn 18. 14). Não, não há nada difícil para o nosso Senhor Jesus Cristo, creia nisso!

“E tempo de falar com o Senhor do universo”

Pai querido, Deus bondoso, obrigado pela tua graça e obrigado porque o Senhor nos lembra que é Aquele que traz ordem ao caos. No princípio, a Terra estava sem forma, vazia, mas o Senhor ordenou todas as coisas. O Senhor colocou cada coisa em seu lugar, e agora? Agora nós podemos crer que Aquele que ordenou toda a criação é Aquele que também pode trazer ordem a bagunça que pode estar acontecendo nas vidas e nos corações. Senhor abençoa cada vida, cada coração que lê isso agora, ainda que tudo pareça bagunçado, que nós possamos crer que o Senhor é o Deus que ordena, coordena e organiza todas as coisas. Que não duvidemos. Que não duvidemos de modo algum em nome de Jesus. E que o Senhor Jesus possa, de fato, organizar tudo em nossa vida, que seja assim. Em teu nome Jesus, nosso Senhor e Salvador, amém.

Juberto Oliveira da Rocha Júnior